quarta-feira, 16 de setembro de 2015

RETALIAÇÃO

Raimundo Varela denuncia no seu programa matinal a autêntica perseguição que a Transalvador  vem fazendo com os veículos da Record. O motivo seriam as denúncias de espantosas irregularidades de TRÂNSITO cometidas pelos agentes do órgão. Eis aí uma situação para a qual o prefeito deve estar atento, pois não se pode admitir que um órgão de trânsito limite-se a caçar multas e a perseguir quem denuncia suas próprias infrações. De minha parte, conclamo a todos que flagrarem infrações da Transalvador que as denunciem, amplamente, inclusive nas redes sociais. Ora, bolas!

O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade. (Einstein)

“Eu também SOFIA de Deus, brasileiros”
O título resume a frase que centenas de milhares de crianças neste país gostariam de estar dizendo a todos aqueles que se comoveram às lágrimas com o drama e a morte da menina Sofia, brasileirinha que levada para ser tratada nos EUA de uma doença rara e acabou morrendo. Não resta dúvida de que para a família e para o pobre ser inocente foi uma grande tragédia.
No entanto, como costumo fazer sempre nessas ocasiões em que toda a atenção e lágrimas de comoção dos brasileiros, instados pelas mídias diversas, se voltam para um caso específico, chamo a atenção para o fato de, à nossa volta, bem ali na esquina, bem ali naquela feira, bem ali sob aquele viaduto, há milhares de crianças (para não falar em adultos e adolescentes) que passam por provações terríveis, sem qualquer acesso ao socorro médico e/ou social, consumidas pela droga, pelo crime e/ou pela fome.
No entanto, esses não nos comovem, não mobilizam a mídia, mas, pelo contrário, são vistos como um estorvo a ser eliminado, tanto pelos governantes como pela maioria da sociedade. Lamentável...

Um elogio merecido
O cidadão foi ao Núcleo de Atendimento Judiciário (NAJ) localizado no Shopping Baixa dos Sapateiros para regularizar seu título de eleitor.
Aconteceu na sexta-feira passada, início da tarde. O expediente estava quase sendo encerrado, e a atendente do balcão de recepção disse que não havia mais senhas. No entanto, verificou direito e percebeu que ainda havia como atender ao eleitor. E foi o que fez, levando-o até o setor específico (TRE), onde um funcionário muito bem educado e bem humorado (raridade no serviço público, convenhamos) fez o atendimento rapidamente. Em questão de 10 minutos, lá estava o cidadão, pessoa comum, com seu novo título na mão. Parabéns!

Esgoto sem solução
Moradores e comerciantes da Ladeira do Sapoti (ligação da Vasco da Gama com o bairro do Engenho Velho de Brotas) e vizinhanças não aguentam mais o mau cheiro e o risco de doenças provocado por um esgoto que corre a céu aberto.
A situação não é nova, as queixas têm sido muitas à Embasa, mas só apareceram lá, vejam, na Copa do Mundo, quando fizeram um paliativo que não durou.


O crime anunciado (I)
Em São Paulo, a TV mostra locais onde assaltantes agem TODOS os dias, usando sempre o mesmo método (parar motoristas em plena pista, sob a ameaça de armas). Em Salvador também temos pontos “clássicos” deste tipo de ação (proximidades do Parque da Cidade, por exemplo)
O espantoso é que a Polícia, sabendo disso (os próprios delegados encarregam-se de descrever as ações e os locais que “devem ser evitados”), não monte esquemas permanentes de vigilância, dia e noite, para prender esses marginais E ali fiquem para exercer sua função primordial: proteger o cidadão de bem.

O crime anunciado (II)
A propósito, até hoje, muitos anos depois do processo iniciado, não se explicou de forma convincente por que os módulos policiais foram gradativamente desativados em toda a capital baiana.
Pelo que me recordo, tudo começou, ainda no governo Paulo Souto, após ataques do crime organizado a essas estruturas.
Lamentável, pois, que o crime tenha vencido mais esta batalha.

Nenhum comentário: