domingo, 27 de setembro de 2015

Mais um golpe

         
Certa vez o governo criou uma lei que obrigava os condutores de veículos a ter consigo um “kit de primeiros socorros”. Era obrigatório e dava multa para quem fosse flagrado sem o tal kit que continha, basicamente, esparadrapo, mercúrio cromo, gaze, tesourinha, e sei lá mais o que. Nada que pudesse realmente ajudar, em caso de acidente automobilístico. Logo se percebeu a inutilidade do kit e a lei foi revogada. Mas isso depois que fabricantes e comerciantes faturaram alto com a venda dos tais kits. Deu-se o mesmo com os novos extintores, que, inclusive, não apagam fogo algum. Depois que todo mundo substituiu os velhos extintores pelos novos, o uso do equipamento, que era obrigatório, passou a ser “opcional”. E ainda tem gente que acredita que não tem político mancomunado com fabricante para aprovar leis deste tipo. É por isso que digo: Hay gobierno? Soy contra!

É triste
         Ouvi uma mensagem para reflexão matinal no programa Acorda Cidade sobre dois vizinhos. Um homem e uma mulher. Quando o dia amanhecia ensolarado, enquanto o homem agradecia a Deus pelo lindo dia, a vizinha reclamava do calor; Se chovia, o homem agradecia a Deus pela chuva que alegrava a natureza e fazia brotar e crescer plantas, flores e frutos. A mulher, temia por chuva em excesso que poderia pôr a perder a safra. Convivi e convivo com muita gente assim. Otimistas e pessimistas. Aprendi a ser otimista, a nunca enfaixar a cabeça antes que ela se quebre. Problemas existem para serem resolvidos. Tento ensinar isso às pessoas pessimistas, mas elas não só não me ouvem como ainda me repudiam, quando não me maltratam. Guardadas as devidas proporções, é como aconteceu com jesus Cristo. Tentou ensinar a humanidade como seria feliz se vivessem em acordo com os preceitos do amor do Pai. Puseram-no numa cruz. Pior. Foram os próprios ditos guardiões das leis divinas que o condenaram. A hipocrisia e maldade humanas parece não ter limites. É triste. Muito triste.

Despolitizados, mas não muito
         Com a convicção de quem sabia o que estava dizendo, Jarbas Passarinho, homem forte da ditadura militar, afirmou que 30 anos de se passariam até que os jovens do Brasil voltassem a se politizar. Ele errou, pois já se passaram mais de 40 anos e os jovens brasileiros não demonstram ter sequer a mínima noção do que seja “Política”. Estes gatos pingados, por exemplo, que estão acampados no canteiro de obras do BRT do cruzamento das avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas, estão mais perdidos que o cachorro que caiu do caminhão da mudança. Acreditam que estão exercendo a cidadania ao protestar contra o corte de algumas árvores e que podem interromper a implantação do sistema BRT e mudar o seu traçado já definido. Coitados. A maioria é formada por inocentes úteis. Pobres coitados, ignorantes e mal informados, que nem percebem que estão sendo manipulados; outra parte age por sectarismo político; E há ainda os desocupados e baderneiros. Mas alguns são politizados sim, mas, praticam a política da ditadura, onde a minoria prevalece sobre a maioria. Estes sabem muito bem o que querem. E com certeza não é a democracia, a ordem ou o progresso da cidade. Para estes, quanto pior, melhor.

FIFA
         Romário anda rindo à toa. Tudo que ele sempre falou sobre a corrupção e roubalheira no futebol tem se confirmado e culmina agora com a acusação formal ao presidente da FIFA, Joseph Blatter. Há muito que eu também afirmo que o futebol hoje é um jogo de cartas marcadas, como o boxe nos Estados Unidos e a fórmula 1. Já se sabe quem vai ganhar antes da competição começar. Até a escolha de países para sediar a Copa do Mundo envolve corrupção e muito dinheiro. A roubalheira não é privilégio mais do Brasil nem dos demais países da América do Sul. Lembrem-se de que o presidente do todo poderoso Barcelona renunciou após denúncias de fraude na cada vez mais suspeitíssima compra de Neymar ao Santos.

Sucessão
         Por falar em fraude, roubo e corrupção, o PMDB sentiu o cheirinho do poder e seus membros já falam como sucessores do PT ante uma iminente queda de Dilma Rousseff. Ou seja, vamos sair do fogo para a frigideira. Nessa ordem.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali assistir aos jogos do campeonato de palitinho

Nenhum comentário: