sexta-feira, 27 de março de 2020

Prefeito ouve classes produtoras e decide, até domingo, se comércio retorna

O prefeito Colbert Martins Filho baixa, até o próximo domingo, 29, um novo decreto determinando se o comércio e serviços em Feira de Santana permanecem fechados ou se volta a funcionar a partir da próxima segunda-feira, 30. A decisão foi anunciada no fim da tarde desta sexta-feira, 27, após reunião com representantes dos setores produtivos no Paço Municipal Maria Quitéria e que também contou com a participação de representantes de vários setores da economia através de vídeo conferência.

Após análise do avanço da pandemia no cenário mundial, onde vem causando milhares de mortes, inclusive já com várias também no Brasil, o prefeito Colbert Martins, que também é médico, ressaltou a preocupação e compromisso do Governo Municipal em buscar os caminhos necessários para tentar barrar a disseminação do coronavírus e evitar mortes.
Colbert Martins Filho ouviu também dos representantes dos diversos segmentos dos setores produtivos, das áreas de comércio, indústria e serviços, a preocupação com relação a crise econômica que já começa a atingir também Feira de Santana, seguindo o mesmo ritmo de todo o Brasil e o mundo, em função do coronavírus, e a tendência de demissões em massa com a continuidade do fechamento dos estabelecimentos comerciais.
Logo em seguida, após análise da situação, os representantes do setor comercial apresentaram 21 propostas para reativação do comércio e serviços, levando em consideração a necessidade de adoção de medidas preventivas para evitar a disseminação da doença. Também foi recebida uma proposta do Sindicato dos Contabilistas e mais uma do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares.
Por vídeo conferência, o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Antônio Carlos Borges Júnior, lembrou que esta era a segunda reunião do prefeito com os representantes das classes produtoras visando a adoção de uma medida de consenso, ouvindo os representantes dos segmentos. Lembrou que desde sábado, 21, até a meia noite deste domingo, 29,, seguindo decreto baixado pelo prefeito, o comércio e serviços permanecem com as atividades suspensas até a tomada de nova posição.
Participaram da reunião, representando a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o presidente Luiz Mercês e o diretor conselheiro Lício Oliveira, o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, Getúlio Andrade; o representante do Sindicato dos Contabilistas, Franklin Freitas Franco; o representante do Sindicato dos Comerciários, Antônio Cedraz;  o representante do Sindicato do Comércio, Marcos Silva; do Sindicato dos Vestuários de Feira de Santana, Edson Virgínio; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, Marcelo Alexandrino; da CDL, Luiz Mercês; Edson Piaggio, da Associação dos Shoppings; da Associação dos Distribuidores de Alimentos, Roque Santos; João Baptista Ferreira, vice-presidente da Fieb e Leonardo Miranda, presidente da CLD Jovem.

Nenhum comentário: