sexta-feira, 7 de agosto de 2020



Carla Zambelli errou
         Depois de publicar um vídeo em que denunciava que o governo da Bahia estaria desviando verbas enviadas pelo governo federal para ações de combate ao corona vírus, a deputada federal Carla Zambelli viu seu nome citado em dezenas de notas de desmentido e/ou repúdio, publicadas em diversos jornais, sites e outras redes de comunicação, inclusive no site do próprio governo e da União de Prefeitos da Bahia (UPB), taxando-a de mentirosa e produtora de Fakenews. Diante disso, a deputada publicou outro vídeo, admitindo que errou. 
Veja a seguir:


Morbidez
         Existe de fato uma predileção mórbida por parte das pessoas por desgraças. Nunca esqueço que o Jornal Feira Hoje montou uma grande operação para cobrir a visita do Papa a Salvador, e fez uma tiragem maior de exemplares do jornal que ficou encalhado nas bancas. Pouco tempo depois, prenderam um adolescente que fazia arruaças com seu carro, fazendo pegas pelas ruas, dando cavalos de pau e outras acrobacias ao volante. O Jornal deu a notícia da prisão de Jair do Pega, e a tiragem esgotou nas bancas. Eu procuro na internet e encontro muitas notícias boas em jornais online, sites, blogs e toda a grande variedade no conteúdo de informações no mundo virtual. Mas ninguém compartilha (se é que sabem delas) essas notícias boas com seus amigos e seguidores nas redes sociais. Enquanto isso, a “Imprensa Papa Defunto” segue publicando as desgraças causadas pelo corona vírus.

Morbidez I
         Até parece que ninguém mais morre de outra coisa que não seja covid-19. Já virou piada na internet. Não entendo por que jornalistas de renome ainda insistem nesta morbidez de divulgar o número de mortos pelo vírus chinês, que está caindo, mas ainda vai matar muita gente até que uma vacina seja encontrada, o que deverá levar um ano ou mais para acontecer. E eu descobri um dado interessante, obtido por alguns jornalista junto a ao cartório (ou cartórios) de registro de óbitos em todo o Brasil. Não está morrendo nem mais nem menos gente do que morre habitualmente todos os meses no País.

Morbidez II
         Vejam só que coisa curiosa: Com grande parte das pessoas confinadas em suas casas, saindo apenas quando necessário, diminuíram os números de mortos por homicídios, acidentes ou tragédias como afogamentos, picada de cobras, etc. Mas aumentou o feminicídio e morte por outras doenças que não foram tratadas por medo do paciente de ir a hospitais, ou por falta de atendimento médico para outras doenças que não sejam causadas pelo vírus chinês. No final desse  “Pandemônio” se constatará que, com ou sem vírus chinês, terá morrido tanta gente quanto morreram nos anos anteriores à covid-19. E aí a Imprensa Papa Defunto fará um silencio mortal.

De médico e louco...
         Se eu fosse dar atenção a tudo que dizem sobre alimentos, eu ficaria mais maluco do que já sou. “Isso é bom pra isso, aquilo é bom pra aquilo outro, tal coisa é veneno”. Todo mundo é um médico em potencial. Agora começaram a dizer que limão faz mal pra saúde. Eu estou mais perto dos 70 anos do que dos 60, e aprendi a observar os alimentos que gosto e me fazem bem. Mas não saio por aí recomendando nada pra ninguém, porque sei que cada organismo reage de forma diferente a alimentações e tratamentos iguais. Eu falo das minhas experiências ressalvando que deram certo pra mim, mas pode não dar pra outra pessoa. Melhor consultar um médico. Por exemplo, eu descobri que farinha faz aumentar a minha glicemia, mas alguns derivados dela, não. E a farinha de milho, que é tida e havida como prejudicial pra quem é diabético como eu, não influencia nem um pouco. Substitui a farinha de mandioca pela farofa de cuscuz e me dei muito bem. Agora, voltando ao limão, que eu consumo largamente desde que me entendo por gente, nunca me fez mal. Somos três aqui em casa, e todos consomem muito limão. E somos muito saudáveis. Só uma coriza aqui, uma dorzinha em alguma articulação, enfim, coisas banais, comuns a qualquer um. Nem gripe nos atinge. Mas, cada um sabe onde o sapato lhe aperta.

Dica musical
A minha dica musical de hoje é Gracias a la vida, um poema de Violeta Parra, cantado por ninguém menos que Mercedes Sosa e Joan Baez. Mais que um poema, trata-se de uma oração por tudo que a vida nos proporciona. Nossos olhos, ouvidos e sentidos, que nos permitem apreciar o céu, o mar, sentir o vento, cheiros e sabores, caminhar por vales, rios, montanhas e planícies. Nosso pensamento, nossa voz, nosso coração, para pensar, falar, cantar e dizer às pessoas, nossos amigos, irmãos e seres amados, o quanto os amamos. Choramos e sorrimos, enquanto apreciamos os frutos das criações dos seres humanos que, como disse o poeta, ergue e destroem coisas belas, enfim, agradecer à vida e apreciá-la em todo o seu vigor e essência. Veja e ouça no link:


Philosopher
         Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal” (Matheus, 6:34)
O evangelista fala sobre o medo e as preocupações dos humanos com o futuro, e ensina que cada dia basta a si mesmo. Medo e preocupação não resolvem nada e ainda atrapalham. Um certo planejamento para o dia a dia se faz necessário, pois facilita nossas ações. Mas devemos estar sempre preparados para as surpresas que cada dia nos aguarda. E aí, temos que ter serenidade e firmeza para enfrentar os problemas que se nos apresentam, com destreza e sabedoria, sempre confiantes que Deus estará do nosso lado. Se as coisas não saem como desejamos, temos que entender que não era para ser como desejávamos, mas sim, do jeito que a providência divina planejou para nós. Se prestarmos bem atenção, muitas vezes um plano que deu errado é apenas um livramento de algo ruim que poderia nos acontecer e ainda nos abre portas para coisas melhores. Confie nos seus instintos.

 *_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali à caça de boas notícias porque de desgraças o mundo já anda cheio.

Nenhum comentário: