sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Dia internacional da cerveja



 Apesar de ser uma bebida milenar, a cerveja só ganhou uma data comemorativa mundial em 2007, quando um grupo de amigos da Califórnia resolveu instituir o 5 de agosto como o Dia Internacional da Cerveja. Atualmente, o Brasil é um dos 50 países que aderiram à comemoração.
Até 2012, a data foi celebrada em 5 de agosto. A partir de 2013 a International Beer Day mudou o dia defendendo que sexta-feira é o dia em que os bares ficam mais lotados, portanto, mais adequados para a comemoração. Mas os objetivos continuam os mesmos: reunir os amigos e desfrutar os prazeres da cerveja, celebrar aqueles que produzem essa verdadeira iguaria e unir todas as nações cervejeiras sob a mesma bandeira. Antes de sair com os amigos para essa celebração mais do que merecida, confira uma lista de cinco curiosidades sobre a bebida, compiladas pela Escola Superior de Cerveja e Malte.
1. Cerveja aumenta a barriga?
Pode ficar tranquilo, porque uma pesquisa britânica intitulada “Beer & Calories: A Scientific Review” comprovou que cerveja não aumenta a barriga quando consumida com moderação. 

2. Preferida durante a Copa?
 Outra pesquisa, dessa vez do Instituto Ibope, revelou que 39% dos entrevistados belgas e alemães elegeram a cerveja brasileira como a bebida perfeita para acompanhar os jogos do Mundial. A Copa acabou, mas esse legado cervejeiro pode ser levado para o seu dia a dia.

3. Cerveja na comida?
 Isso mesmo, versões de panetones e brigadeiro com cerveja não são coisas de outro mundo. Tem até sorvete de cerveja, que une o sabor dos dois gelados.

4. Cerveja é ideal para celebrar?
A cerveja foi escolhida pelo brasileiro como a bebida ideal para momentos de celebração, ainda segundo o Ibope. Para 64% ela foi escolhida a melhor opção, porcentagem bem superior a dos outros votados: espumante, com 10%, vinho, com 5%, e destilados, com apenas 3%.

5. Cerveja diminui o estresse?
Bom, de acordo com a Escola Superior de Cerveja e Malta, a bebida é cada vez mais relacionada a momentos de relaxamento e bem-estar. Na Noruega, pesquisa apontou que quem toma cerveja moderadamente é menos estressado. Nos Estados Unidos, uma nova tendência surgiu nas escolas de ioga: aulas dadas em cervejarias, que terminam com um brinde.

Com informações do http://www.sociedadedacerveja.com.br e O Povo online.

Nenhum comentário: