domingo, 3 de janeiro de 2021

Histórias da Princesa


Hoje, vamos falar de mais uma figura ilustre e que muito trabalhou por Feira de Santana. Dr. Wilson da Costa Falcão, que deixou sua marca especialmente nas áreas da saúde e da educação, tendo um papel relevante na criação da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Dr. Wilson Falcão e sua luta pela Universidade de Feira de Santana

 


Wilson da Costa Falcão
nasceu em 23 de dezembro de 1918, em Feira de Santana, filho de João Marinho Falcão e Adnil da Costa Falcão. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1945. Especializou-se em Obstetrícia e Cirurgia Geral, exercendo a profissão, por longos anos, em Feira de Santana. Proprietário da Casa de Saúde Ana Nery, Provedor da Santa Casa de Misericórdia e grande entusiasta da construção do novo Hospital D. Pedro de Alcântara (HDPA), seu papel na criação da Universidade Estadual de Feira de Santana foi altamente relevante.

         Assim que se formou, o Dr. Wilson Falcão passou a prestar seus serviços ao Hospital Dom Pedro de Alcântara. E queixou-se ao pai, o ex-prefeito João Marinho Falcão, de que o Hospital era mal aparelhado, e não tinha sequer uma autoclave para esterilizar os instrumentos cirúrgicos. João Marinho não titubeou, e autorizou ao filho ir a Salvador comprar o equipamento, pagando com dinheiro do seu próprio bolso.

Dr. Wilson havia ingressado na política, tendo se filiado à União Democrática Nacional (UDN) e se, elegeu-se vereador em Feira de Santana em 1950 e 1954, e deputado estadual em 1958. Eleito deputado federal em 1962, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), após a instituição do bipartidarismo pelo Regime Militar que passou a governar o País a partir de 1964. Reeleito em 1966, 1970, 1974 e 1978. Foi aliado do governador Roberto Santos até a restauração do pluripartidarismo em 1980 quando se separaram e Wilson Falcão ingressou no Partido Democrático Social (PDS) reelegendo-se para o sexto mandato consecutivo de deputado federal em 1982. Candidato à reeleição em 1986 não obteve êxito e voltou à Medicina ao fim do mandato, aposentando-se em 1992.

A Luta pela universidade

Na manhã de 29 de agosto de 1968, Wilson Falcão estava em Brasília. Tendo esgotado, após inúmeras tentativas, todos os esforços no sentido de ser criada uma universidade em Feira de Santana, resolveu, com o apoio do Prefeito João Durval e dos professores Ruy Machado de Souza e Plínio Garcês de Sena, criar uma Faculdade de Medicina. Concluído projeto, entendeu Wilson que deveria ouvir o Reitor da Universidade Nacional de Brasília. Chegando ao gabinete do reitor, percebeu que a situação era a pior possível. A tensão social e o clima de descontentamento diante da violência dos militares tinham atingido o clímax. As forças de segurança tinham, sem que ele soubesse, invadido, naquela madrugada, o campus, e colocado sob custódia estudantes, funcionários e professores.

Quando saiu da Reitoria, percebeu que estava cercado por soldados. Um deles, um oficial, dirigiu-se para Wilson e indagou o que ele estava fazendo ali, em meio daquele tumulto. Wilson apresentou sua carteira de congressista e se identificou, afirmando que era também deputado federal.

Decepcionado, regressou para o centro da cidade. Um ano depois, no dia 26 de novembro de 1969, Wilson conseguiu uma audiência com o Governador da Bahia, Luiz Viana Filho. Ao chegar no Palácio de Ondina, ele falou ao Governador sobre o projeto da Faculdade, mas ressaltou que o que ele queria na verdade era dar à Feira de Santana era uma Universidade. O Governador, intelectual de visão ampla e pragmática, interrompeu a exposição e, para espanto de Wilson, exclamou: “Por que não? Vamos pensar alto, Feira merece. Vamos criar uma universidade estadual”! No dia seguinte, o Diário Oficial publicou o Decreto 21.583, dispondo sobre a instalação da Fundação Universidade de Feira de Santana (FUFS).

Wilson Falcão faleceu em março de 2007.

 Com informações da Wickpedia e do blog Médicos Ilustres da Bahia e Sergipe

http://medicosilustresdabahia.blogspot.com/2011/05/313-wilson-da-costa-falcao.html

Nenhum comentário: