sexta-feira, 11 de março de 2022

Fora do rim não tem salvação

Bom dia, hoje o papo é reto, não tem voto, nem paredão. Vamos falar de um órgão vital para a vida. Não, não estou falando do Congresso-quase uma casa de tolerância. Nem do STF atual que sedia protagonismos do mal, mas dos rins. Nosso corpo é 60% água, já contando as lágrimas de crocodilo. E sabe quem regula as marés desse mar que nos originou? Os rins.

As células precisam ter um pH ideal para trabalhar; o corpo precisa ter a quantidade de sal, potássio, magnésio, cálcio, hidrogênio, exata, para manter a homeostase, o estado zen do humano. E sabe quem mantém esse ar condicionado? Os rins.
A pressão arterial é regulada pelos rins. Acredite. Você sempre achou que era o coração, mas estava levando gato por lebre. São os rins.
A fabricação do sangue, parte do controle da glicemia, a vitamina D(que está mais na moda que delivery) dependem do rim. A excreção das toxinas, a reciclagem de tudo que você come e seu organismo metaboliza é feito pelos rins. Na moral, você não sabia que era tanto, não é? Se ele veio em duplicata, com um sobressalente, só podia ser porque era mais importante que jogo do Bahia na Fonte Nova.
São dois, trabalham juntos, mas não aglomeram. Deixar tudo sair na urina é a solução universal. Perder o rim é barril, porque fazer xixi é a melhor coisa do mundo. Melhor que sorvete no sol, cerveja no verão, wi-fi de graça, dormir de conchinha com a pessoa amada. O rim faz tudo isso e com uma vantagem: é all inclusive. Ele, assim como a esperança, só não gosta de ser maltratado. Seus rins, minhas regras: beba água, não use antiflamatório sem necessidade, controle sua pressão e o açúcar, reduza o peso e o sal e dose sua creatinina. O rim é um orgão da zorra. Proteja seu futuro: tenha um nefrologista para chamar de seu! Talquei!

Nenhum comentário: