terça-feira, 22 de março de 2022

Jeronimo, o herói do sertão

Depois que os caciques Jacques Wagner e Otto Alencar recusaram a candidatura a governador para chamar de sua, o PT teve de apelar para nomes de menor projeção política no partido, ainda que, tecnicamente, com excelente formação.

O escolhido foi o Secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que ocupa o cargo há pouco tempo e não pode ser responsabilizado pelos resultados desastrosos do setor na Bahia.

O fato é que o estado ocupa as piores colocações do Brasil, tanto no ensino médio quanto no básico, uma tragédia que custará caro ao futuro da Bahia e que, certamente, será apontado, pelos adversários, durante a campanha.

Petistas comparam a campanha de Jerônimo à de Rui Costa, que começou com baixos percentuais nas pesquisas. Mas o desgaste do partido e as condições são muito diferentes.

O sucesso de Jerônimo, que começou perdendo Leão – e o PP –, estará totalmente dependente de Lula. Caso se cumpra o que é falado em várias fontes políticas do país – que o PT estaria abrindo mão do governo para que ACM Neto mantivesse o apoio a Lula e impedisse a União de fechar acordo com Sérgio Moro (o que será negado por todos, é claro) –, ficará difícil a luta para Jerônimo, ainda que o tenham escolhido para herói do sertão.

Nenhum comentário: