sábado, 5 de março de 2022

Startup cria avião hipersônico que voa para qualquer lugar em 2 horas

O avião hipersônico terá capacidade inicial de 1 tonelada e fará voos de 2 horas para qualquer parte do mundo - Foto: divulgação

Um avião hipersônico – com velocidade acima de cerca de 18.000 km/h – que voa para qualquer parte do mundo em apenas duas horas se tornou realidade e pode mudar o rumo da aviação completamente!

A aeronave da startup Destinus é movida a hidrogênio e tem emissão zero de carbono. Ele atinge velocidade superior à do som: 18.522 km/h (Mach 15) e utiliza características de avião, foguete e planador, com potencial para realizar entregas em qualquer lugar do planeta.

A empresa fundada pelo russo expatriado Mikhail Kokorich recebeu um aporte de US$ 29 milhões – quase R$ 150 milhões – para desenvolver o modelo.

Primeiros voos

O hiperavião já está em testes para realizar os primeiros voos, previstos para 2025. Ele tem um motor de foguete a ar e, em um segundo momento, usa motor criogênico, usado em foguetes espaciais à base de hidrogênio.

Isso faz com que o modelo voe a alturas de mais de 50 km. Na descida, o Destinus entra em modo planador até o pouso horizontal.

E falando sobre a manutenção, a startup garantiu que o Destinus tem custos comparáveis aos voos de carga convencionais ou até mais baixos.

A explicação para isso é que o hiperavião viaja em alturas maiores, com menos atritos do ar e perdas de gravidade.

Segundo a startup, os primeiros voos devem limitar a capacidade em 1 tonelada, mas eles já estão desenvolvimento um modelo com capacidade de 100 toneladas, que deve chegar ao mercado em 2029.

O avião tem voo previsto para 2025 - Foto: divulgação
O avião hipersônico tem voo previsto para 2025 – Foto: divulgação

SNB - Com informações de Istoé Dinheiro

 

Nenhum comentário: