terça-feira, 29 de março de 2022

Prefeitura de Feira e Ministério da Cidadania discutem políticas e ações do Auxílio Brasil


 A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), recebeu nesta terça-feira, 29, representantes do Ministério da Cidadania para a Jornada Auxílio Brasil. O encontro, realizado no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, reuniu técnicos que atuam na assistência social em Feira e região a fim de aperfeiçoá-los sobre o Programa Auxílio Brasil.

O secretário especial adjunto do Ministério da Cidadania, Alexandre Reis, esclareceu dúvidas para o aprimoramento das políticas públicas de assistência social e alcance do programa. O município foi o segundo no país em receber a jornada – o primeiro foi Parnamirim (RN). 

“A ideia da jornada é aproximar a política pública social e os poderes, uma vez que entendemos quando feita de modo tripartite tem mais efetividade”, disse.

O secretário nacional de Renda de Cidadania, Átila Brandão, afirmou que o programa oferta uma série de benefícios e pode dar maior sustentabilidade às pessoas que mais precisam e melhorias da economia local. “O Governo Federal percebeu o aumento do número de pessoas que precisam do programa de transferência continuada de renda; era preciso remodelar e reestruturá-lo”.

O prefeito Colbert Filho ressaltou a importância do Auxílio Brasil e a transparência das ações.

“Feira saltou de 31 mil para 57 mil famílias beneficiadas com o valor acima de R$ 400. Importante injeção de recursos no combate à fome em um momento de dificuldades econômicas e desemprego”.

Também estavam presentes o vice-prefeito Fernando de Fabinho e os secretários municipais Antônio Carlos Borges Júnior (Desenvolvimento Social), Denilton Brito (Governo), Sebastião Cunha (Desenvolvimento Econômico) e o procurador geral, Carlos Alberto Moura Pinho.

PROGRAMA

O Auxílio Brasil é o novo programa do Governo Federal de transferência de renda. É destinado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O valor do benefício médio é de R$ 409,81.

O Programa integra várias políticas públicas de Assistência Social, Saúde, Educação, Emprego, Renda e transformação social.

Na região nordeste 8,4 milhões de famílias são atendidas pelo programa. Além de garantir renda básica às famílias, o programa estimula para que alcancem sua autonomia.

O programa é coordenado pelo Ministério da Cidadania e tem as parcerias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Saúde, da Educação e da Casa Civil.


Nenhum comentário: