segunda-feira, 7 de março de 2022

Pela paz, feirenses se reúnem no canteiro da avenida Getúlio Vargas

Mobilização desencadeou ações em diversos bairros com entrega de laços brancos

Em Feira de Santana 50 pessoas foram mortas nos primeiros dois meses do ano. A escalada da violência cresce desenfreada e contra esse índice, a população se concentrou em um ato simbólico no canteiro central da avenida Getúlio Vargas neste domingo, 6. Uma dessas pessoas é a motorista de aplicativo Jane Rodrigues, que esteve acompanhada de uma amiga e da sobrinha. "Quando vimos a divulgação fizemos questão de comparecer. Diante de tantos problemas é muito importante clamar por paz. Estamos passando por dias difíceis e precisamos de mais amor. No cotidiano vemos várias situações de violência, principalmente contra a mulher, e ficamos comovidos pensando que podemos ser os próximos", afirma.

O ato é um incentivo à cultura da paz e da não violência e faz parte da campanha Feira Pede Paz, iniciativa do Governo Municipal com apoio de todos os órgãos.
 "Pretendemos estimular a cultura da paz, que não é segurança pública ou justiça, mas sim ter o conceito de que é preciso evitar a violência. Já são, lamentavelmente, 50 vidas que viraram estatística este ano, entre elas crianças", pontuou o prefeito Colbert Martins Filho.
Ainda de acordo com o prefeito, foram distribuídos laços brancos que simbolizam o movimento e os 60 mil casos da Covid no município. Ainda, faz alusão às mais de mil vidas perdidas para a doença.
A mobilização desencadeou também ações simultâneas com entrega dos laços brancos nos bairros George Américo, Tomba, Cidade Nova, Feira X, distritos de Matinha e Bonfim de Feira, além da avenida Noide Cerqueira. Árvores também ganharam o símbolo com fitas brancas amarradas ao tronco.
Hoje completam dois anos que o município registrou o primeiro caso da Covid na Bahia. Em memória à data, a Secretaria Municipal de Saúde ofertou, também no canteiro central da avenida, a aplicação da primeira, segunda e terceira doses da vacina, além de exame para diagnóstico da doença.
"Somente com a vacina conseguimos reduzir drasticamente o número de óbitos pela doença e não há forma melhor de lembrar do primeiro caso se não for oferecendo a vacinação", salienta o prefeito.
O evento teve a presença de autoridades, como secretários municipais e vereadores, além do deputado estadual Carlos Geilson.   
 

Nenhum comentário: