terça-feira, 1 de março de 2022

Fala com sabedoria

Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – apresenta, durante a quaresma, a Campanha da Fraternidade. A cada ano é escolhido um tema e um lema. Em 2022, o tema é “Fraternidade e Educação” e o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. (Pr 31,26). Educar é um ato humano e divino. 

SOMOS convidados a ver a realidade da educação em diversos âmbitos, iluminá-la com a Palavra de Deus, encontrando e redescobrindo meios eficazes que favoreçam processos mais adequados e criativos. O que se deseja é que ninguém seja excluído de um caminho educativo integral que humanize, promova a vida e estabeleça relações de proximidade, justiça e paz.

NESTE tempo marcado pela pandemia da Covid 19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações, é preciso reaprender a cuidar, a dialogar e a servir a todos. Somos renovados quando compreendemos mais a respeito da vida e seu sentido, quando percebemos que em nós existe a sede de aprender e ensinar. A educação é um indispensável serviço à vida e ajuda a pessoa a se desenvolver em todas as suas dimensões: física, psicológica, intelectual, moral e espiritual.

A CAMPANHA da Fraternidade nos recorda que educar não é ato isolado. É encontro no qual todos são educadores e educandos. É tarefa da própria pessoa, da família, da Igreja e de toda a sociedade. O mundo, hoje, precisa encontrar novos caminhos para construir a fraternidade. O conhecido provérbio de origem africana nos ensina: “É preciso uma aldeia para se educar uma criança”.

EDUCAR é conduzir e acompanhar a pessoa para sair do não saber, rumo à consciência de si mesma e do mundo em que vive. É dar condições à pessoa para que se torne sempre mais sujeito de seus sentimentos, pensamentos e ações. Uma pessoa se torna sujeito na medida em que pode dialogar com outras, percebendo que é levada a sério, que é escutada e amada.

O EVANGELHO revela como Jesus atraía pessoas, grupos e a multidão sobretudo pelo seu modo de ensinar. Sua presença atenciosa junto às pessoas, caminhando com elas, compreendendo suas fragilidades e alertando diante dos erros, nos apresenta Jesus como o grande educador e Mestre: A Biblia nos afirma que Jesus “ensinava com autoridade” (Mt 7,28-29). Que Jesus, o Mestre dos mestres, recompense e abençoe todos os educadores.

 

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

Nenhum comentário: