terça-feira, 22 de março de 2022

O que é dar esmola ?

A palavra esmola significa ter compaixão. Quando ouvimos essa palavra, normalmente, pensamos em algumas moedas, numa cesta básica... para  dar a um necessitado.  Mas, é muito mais do que isso. Esmola é uma atitude de doação gratuita, não só de bens materiais, mas de tempo,  de qualidades, de serviço, acolhimento e aceitação do outro.  Esmola, é dar mais de si, do que daquilo que se tem.

O CRISTÂO considera a esmola como um verdadeiro ato de compaixão que expressa misericórdia por parte de quem se deixou tocar pelo sofrimento alheio e se dispôs abrir o coração para repartir os bens recebidos de Deus.  Ou seja, quando o doador age, como Deus, em sua infinita misericórdia. Por conseguinte, o simples fato de dar dinheiro a um pedinte não se configura como esmola, no sentindo cristão.

NO ANTIGO Testamento, encontramos valiosas mensagens a respeito da esmola: “Quem dá ao pobre, empresta a Deus e Ele dará sua recompensa” Pr. 19,17 ; “O homem generoso será abençoado, porque dá de seu pão ao fraco” (Pr. 22,9); “Regula tua esmola segundo a abundância de teus bens. Se tens muito, dá muito, se tens pouco, dá menos” ( Tb 4,7). A solidariedade com o próximo sempre agrada a Deus.

NO EVANGELHO, Jesus ensina a dar esmola de maneira discreta, sem alardes: “Quando deres esmola que tua mão esquerda não saiba o que faz a direita” ( Mt 6,3). Ao aleijado de nascença, que pedia esmola, diante do Templo de Jerusalém, Pedro oferece mais que dinheiro. Em nome de Jesus, devolve-lhe a capacidade de caminhar e, assim, poder ganhar a vida com as próprias forças. ( At 3,1-9).

A PARÁBOLA do Bom Samaritano ( Lc  10,29-37), sem dúvida, é a melhor ilustração  bíblica a respeito da esmola.  Em face ao homem semimorto, jogado à beira da estrada, o viajante, esquecendo seus afazeres, coloca-o no centro de seus cuidados. E partilha, com o desconhecido, seu óleo, seu vinho, sua montaria, seu tempo e seu dinheiro. Maravilhosa mesmo, foi a oferta que o samaritano fez de si, a quem carecia de misericórdia.    

PORTANTO,  a compreensão cristã de esmola vai muito além do simples ato material de dar algo a um necessitado. A esmola, pode ser uma prece, um sorriso,  uma palavra de consolo, uma companhia solidária, um ouvido para escutar... Para o cristão, dar esmola é doar-se, a exemplo de Jesus, cuja vida foi inteiramente doada pela salvação da humanidade.

 

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

Nenhum comentário: