terça-feira, 1 de junho de 2021

A Casa da Vida

Os calendários assinalam para 05 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, ou a Casa de Todos, a Casa Comum, a Casa da Vida. A data pode ter virado fenômeno de moda, a exemplo de tantos outros, mas diante da dramática situação atual, é impossível ficar calados. Por isso, gostaríamos que o dia servisse para uma reflexão séria sobre nosso papel diante do meio em que vivemos.

 O TERMO ecologia foi criado em 1866 pelo biólogo e zoólogo alemão Ernest Haeckel, falecido em 1919. A palavra vem do grego: oikós, casa e logia, ciência. Trata-se, portanto, da ciência que visa preservar a Terra, nossa “Casa Comum”, o ambiente e todos os seres vivos. O homem está destruindo a natureza. Na década de cinqüenta, temia-se a bomba atômica. Hoje, a poluição é bem pior que a bomba. Está destruindo a Casa da Vida.

O PAPA Francisco, para alertar o mundo sobre a grave situação do meio ambiente, lançou a carta Encíclica “Laudato Si” (Louvado Seja) sobre o cuidado da Casa Comum. A carta, é um reforço significativo à corrente da sociedade que grita na tentativa de frear a exploração dos recursos naturais e garantir a sobrevivência do planeta.

 O CAMINHO para cuidar da Casa da Vida – do Planeta Terra – é a educação. Uma boa educação familiar e escolar, em tenra idade, coloca sementes que podem produzir efeitos durante toda a vida. A família, é o lugar onde a vida, dom de Deus, deve ser acolhida e protegida contra os múltiplos ataques a que está exposta. Quem não cuida da natureza, não cuida da vida.

 NO PRIMEIRO capítulo da Bíblia, Deus confia ao homem o cuidado da Casa da Vida. A tarefa não está sendo cumprida. Todos, de alguma maneira, somos coniventes. Se alguém derruba uma árvore, essa, desaparece para todos.  Hoje, o meio ambiente se apresenta com renovadas exigências. Por isso, é bom recordar a velha, mas cada vez mais atual frase: Deus nunca se vinga, os homens às vezes, a natureza sempre. Ou, Deus sempre perdoa, os homens às vezes, a natureza nunca.

O DIA MUNDIAL do Meio Ambiente e da Ecologia deve ser, portanto, um sino que soa chamando para o grande encontro do homem com a natureza. Não destrua a natureza! Respeite a natureza! Ela é nossa vida.  Não tem como falar para reagir, mas reage não falando. Respeitar a natureza é um ato de inteligência consigo mesmo e um ato de amor aos filhos do presente e do futuro. É também uma maneira de louvar a Deus.

 

 Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

Nenhum comentário: