terça-feira, 1 de junho de 2021

Centro Operacional dará celeridade às ações de segurança e mobilidade urbana

As forças de segurança e da mobilidade urbana, em Feira de Santana, ganharam um importante reforço com a inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO), onde passam a funcionar a Central de Videomonitoramento e o Fala Feira 156. O equipamento foi entregue pelo prefeito Colbert Martins Filho, nesta terça-feira, 1º de junho. 

O novo espaço vinculado à Secretaria de Municipal de Prevenção à Violência (Seprev) vai permitir a atuação integrada da Guarda Municipal, da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e da Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT).

Colbert Filho afirma que a partir dessa integração será possível dar uma resposta rápida às ações no município, garantindo a ordem e a segurança. “O combate aos clandestinos será fortalecido. Vamos acompanhar o trajeto dos ônibus e vans. Tudo que diz respeito à mobilidade urbana e a segurança”. 

O titular da Secretaria de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, destacou que o CCO é “um marco na mobilidade urbana”. E acrescentou ainda que “com esse equipamento vamos monitorar as viagens através de sistema de gestão, com imagens em tempo real dos terminais e estações do BRT, evitando inclusive aglomerações”. 

Monitoramento

São mais de 300 câmeras instaladas no município com imagens captadas em tempo real  – além da cidade, os distritos de Humildes e São José já contam com os equipamentos, que em breve serão levados a outras localidades da zona rural. As principais vias de acesso a Feira, como BR 116/Sul e a 324 também são áreas monitoradas.

Todas as câmeras contam com tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que permite o reconhecimento facial de infratores e possibilita a leitura de placas de veículos, auxiliando na identificação de automóveis roubados. 

“Teremos acesso em tempo real a situações de conflito, identificando possíveis irregularidades no trânsito, como fila duplas e conversões indevidas, trazendo mais fluidez ao trânsito”, afirmou o superintendente de Trânsito, Cleudson Almeida. 

O CCO está localizado na avenida Francisco Pinto, bairro Pedra do Descanso, e é considerado o mais moderno pelo secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima.

“É um dos melhores da América do Sul, que trará resposta positiva”, pontuou. 

No ato de entrega também estavam presentes representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e do Exército.

Nenhum comentário: