terça-feira, 1 de maio de 2012

Alex Ferraz

PIZZA
O Brasil já instalou 92 CPIs nas duas últimas décadas, desde que Fernando Collor sofreu um impeachment. Porém, um quarto delas não produziu nenhum relatório. Isso quer dizer que não foi gerado qualquer documento que permitisse às outras instâncias punir os corruptos. E assim seguiremos, podem anotar.
 
Um grave problema de saúde pública
 
Quando cai um avião, mesmo que a bordo estejam apenas quatro pessoas, é notícia em quase todo o mundo, se todos morrem. No entanto, a carnificina gerada pelo trânsito no planeta mata cerca de um milhão e 200 mil pessoas por ano, o que equivale à população de uma grande cidade, e ninguém se espanta.
No Brasil, são cerca de 40 mil mortos por ano. E falamos aqui das mortes computadas em atendimentos hospitalares ou nas ruas ou estradas, sem incluir os que morrem depois de dias ou semanas.
Na Bahia, na semana passada, revelou-se que o trecho da BR-101 (Extremo Sul) onde morreram os cinco jovens capixabas matou, só naquele período, mais oito pessoas. Foram 12 vítimas de um trecho que tem asfalto precário, sinalização pífia e pontes com diversos trechos da proteção lateral arrebentados devido a acidentes anteriores, e jamais consertados. Não existe sinalização horizontal e não se pode, assim, dirigir à noite com um mínimo de segurança. Uma armadilha letal, enfim.
Está assim há anos, bem como outros trechos de rodovias federais.
Na BR-116, a Rio-Bahia, o trecho de Feira até Divisa Alegre (limite com Minas Gerais) ganhou asfalto bom e isso atraiu um fluxo ainda maior de carretas, cujos motoristas usavam a BR-101 para evitar os antigos buracos da 116. Com isso, o trânsito, que já era perigosíssimo, virou um caos e a estrada já está sendo conhecida como Estrada da Morte.
Enquanto isso, as montadoras de automóveis e caminhões continuam faturando bilhões e vendem-se cada vez mais veículos automotores, que são jogados nessas vias precárias sem qualquer responsabilidade. E ainda há quem tenha medo de avião...
 
Ainda sobre
estradas (I)
Por falar na BR-116, urge que a Via Bahia acelere as obras de duplicação da rodovia.
Fazendo isso, estará poupando centenas de vidas a cada ano menos que durarem as referidas obras. O que não dá é esperar que a duplicação seja protelada ou feita em ritmo quelônico, enquanto as pessoas são despedaçadas pela saturação escandalosa da pista.
 
Ainda sobre
estradas (II)
De outra parte, em vez de atender ao lobby das autoescolas tentando acabar com o ensino à noite (fundamental!), como pensa em fazer o Congresso, os políticos deveriam preocupar-se em exigir formação melhor dos motoristas e estabelecer um prazo mínimo para que os noviços possam dirigir em estradas. É assim em país onde há uma mínima preocupação com a segurança dos seus cidadãos. Mas, aqui...
 
Uma vergonha,
senhores!
Ladeira Água Brusca (todo o trecho até o Barbalho), Castro Neves, trecho inteiro da Av. D.João VI, em Brotas, para citar apenas algumas das vias de Salvador que estão arrebentando os carros e envergonhando a cidade. Mero desabafo, pois sei que nada mudará a esta altura...
 
Frase:
“Cerca de um milhão e 200 mil pessoas morrem todos os anos, no mundo, em acidentes de trânsito”
 
Sobre menores
infratores (I) 
Os comentários de ontem, nesta coluna, sobre a questão da menor idade penal provocaram pelo menos dois advogados amigos meus, cujos nomes preservo ao reproduzir suas opiniões. Diz o primeiro: “A questão do menor tem sido discutida de forma estúpida por muitos anos. Os dois pontos de vista (deve-se ou não criminalizar o menor infrator) têm se apegado aos extremos dos argumentos e deixam de lado o entendimento de que é preciso CRIAR a solução. E, como sempre, o bom senso tem que prevalecer: não dá mais para passar a mão na cabeça dos rapazes e moças que fazem barbaridades apenas achando que eles são vítimas do ‘sistema’. OK, são vítimas, sim, de uma degradação total da sociedade. Mas também são algozes, a depender do ponto de vista.”
 
Sobre menores
infratores (II) 
E prossegue: “A sua sugestão de criação de presídios em quantidade para que se possa fazer essa molecada cumprir os anos a que fazem jus no xilindró é corretíssima. OK, eles não podem ser enviados para presídios medievais nos quais vão se pós-doutorar no crime, mas também a sociedade não pode pagar o pato convivendo com esses bandidinhos (ou não tão “inhos” assim) só porque a gente tem que ser compreensivo e não enviar os jovens para as prisões...
Agora, o problema: quem é o político com peito (e outras partes anatômicas mais...) para encarar uma proposta desta (construção de presídios) contra outras supostas prioridades?”
 
Sobre menores
infratores (III) 
Do segundo advogado amigo (viram como estou “coberto”?), segue a opinião: “Parece uma posição de direita, mas não o é. Os ditos menores podem transar à vontade, beber quanto queiram, esbaldar-se pelas ruelas, manejar a tecnologia de internet como ninguém e...A ingenuidade de nossa juventude e infância, quando brincávamos de pular corda, ferrinho, xadrez, dominó, futebol, pau de sebo, palhaços, etc. se foi  há muito. Portanto: cadeia, sim, para todos eles. E ponto final.”
 
1 DANÇA - A programação de espetáculos da IV Jornada de Dança da Bahia começa nesta sexta-feira, dia 4, às 20h, no Espaço Xisto Bahia (Biblioteca Pública dos Barris), reunindo atrações da Bahia e de outros estados. 

2 ESCRITORES - A União Brasileira de Escritores - BA participa mais uma vez da Feira Mensal de Livros, da Fundação Pedro Calmon/SecultBA,  neste primeiro domingo de maio, dia 6, das 9h às 17h, no Campo do Grande.

3 BAZAR - Nos dias 5 e 6 e 11 e 12 próximos tem bazar especial no Bazar Bistrô Rio Vermelho. Para se inscrever como expositor, falar com Doris Pinheiro: (71) 8896-5016.

4 GESTANTES - As lojas de gestantes, moda infantil e presentes do Shopping Paseo realizam no próximo dia 5, das 8h15 às 12h, o III Encontro de Gestantes. 

5 SHOPPING - Em virtude do feriado do Dia do Trabalho as lojas e os quiosques do Salvador Norte Shopping estarão fechados hoje. Funcionam somente a praça de alimentação, das 12h às 21h, e as atividades de lazer, das 11h às 21h.

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