quinta-feira, 10 de maio de 2012

Alex Ferraz

MISÉRIA
As reportagens sobre a seca na TV mostram a absoluta miséria que ainda reina na maior parte da zona rural baiana. Pessoas “vivendo” de forma medieval, em pleno século XXI. E tudo poderia ser diferente se a indústria da seca não boicotasse soluções definitivas. Deprimente...

Um espetáculo dantesco nas filas do TRE
Vi na TV filas gigantescas nas principais cidades do País, inclusive em Salvador e cidades do interior baiano, com pessoas que passaram a noite nas calçadas em busca de atendimento no TRE, ontem, último dia para regularização e emissão de títulos de eleitor.
Para um estrangeiro que não conheça nossa legislação, as cenas poderiam parecer um grande espetáculo da democracia, com a população em massa fazendo questão de votar para melhorar as coisas. Ledo, ledíssimo engano! São pessoas, isto sim, que, coagidas pela absurda obrigatoriedade do voto numa sociedade que se arvora a democrática, cumprem esse ritual torturante por que, sem votar, perdem as esmolas oficiais (Bolsa Família e congêneres), não podem receber salário, se forem funcionários públicos (e mesmo que tenham, ao contrário dos políticos, trabalhado duro), não podem viajar ao exterior, sofrendo, enfim, uma infinidade de punições draconianas, em oposição a políticos que, eleitos por elas, cometem as mais terríveis falcatruas e sobrevivem imunes à lei.
O resumo da ópera: a receita para a manutenção indefinida do coronelismo político, mesmo com ares “esquerdistas”, é a de sempre, desde as primeiras eleições neste país, qual seja dar ao povo humilde apenas o necessário para sobreviver (as esmolas oficiais, como já disse) e obrigá-lo a votar, voto este que é feito sob cabresto, não raro à custa de mil e um estratagemas execráveis, e que acaba validando “democraticamente” a ascensão ao poder legislativo de políticos que, após encerrada a eleição, em nada mais pensam além de enriquecer à custa do erário.
Não se pode, jamais, chamar de democrático um regime que OBRIGA o povo a escolher, ainda mais quando, na prática, não há escolha alguma, posto que inexistem diferenças, no frigir do ovos, entre oposição e situação. Quem duvidar disso que observe o quadro nacional atual, em Brasília, onde figuras retrógadas como Collor de Mello e José Sarney andam de braços dados com os “revolucionários.” Um acinte, a obrigatoriedade do voto no Brasil. Mas assim seguirá, não tenham dúvida, até que surjam cabeças um pouquinho menos retrógadas e desinteressadas em locupletar-se, apenas.

Mistureba
grotesca (I)
Fernando Collor de Mello, ex-presidente posto para correr de Brasília por corrupção, expulso com grande ajuda do PT; Humberto Costa (PT), o execrável Doutor Rosinha (PT) e Protógens Queiroz, do “combativo” PCdoB. Eis a tropa de choque que está a postos para “fazer guerra à imprensa” (nas palavras deles!) na CPI do Cachoeira, impedindo acesso às informações. Como se vê, tudo farinha do mesmo saco ditatorial. Argh, que nojo!

Mistureba
grotesca (II)
E eu insisto, sem medo: onde estão os sindicatos de jornalistas, que permanecem mudos diante de tamanha ameaça à liberdade de expressão?
Nos terríveis tempos da ditadura militar, que vivi como jornalista novato, ainda estudando no colegial, havia duro e intenso combate a qualquer restrição à liberdade de imprensa (para meu orgulho, participei de todas as manifestações contra o obscurantismo a que tive acesso). Hoje, calam-se. Será que estão ganhando alguma coisa com isso? Sim porque recuso-me a crer que concordem ideologicamente com tamanha agressão à liberdade de expressão...

Mistureba
grotesca (III)
Voto obrigatório, ameaças constantes à liberdade de expressão e coisas afins, fazem deste País, atualmente, uma esdrúxula mistura de ditadura com democracia. Seria coisa para fazer gente séria rir, não fosse trágico. Até quando, gente?

Frase:
Um político pensa na próxima eleição; um estadista, na próxima geração
(James Clarke)

Saúde pública
e médicos (I)
A TV Bahia, através do Jornal da Manhã, mostrou denúncias arrepiantes sobre a situação da saúde pública no interior da Bahia. O caso dos gêmeos prematuros carregados numa bandeja por um motorista de ambulância, em busca de UTI específica, foi deprimente. Entre muitos outros.
Fico a pensar: por que os médicos não reagem a esta situação, através de suas entidades (ABM, Sindimed etc.)? Se eu fosse um deles, e mesmo não tendo envolvimento direto nos casos escabrosos de negativa de socorro e deficiência assustadora do sistema de atendimento, estaria envergonhado e certamente adotaria uma posição...

Saúde pública
e médicos (II)
Mas a verdade é que, assim como ocorre na segurança pública, em todo o País, os envolvidos ficam mudos, passivos, e as notícias assustadoras das falhas acumulam-se na rotina cansativa do dia a dia do noticiário, tornando-se coisas comuns. E, no caso da saúde, quando são flagrados, os hospitais, através da sua “direção”, adotam a operação sai de baixo, chegando mesmo a negar o óbvio.
Um festival de cinismo que envergonha o Brasil.

Responsabilidade social
Por que os artistas consagrados da Bahia, que faturam fortunas, não se mobilizam para fazer shows beneficentes em prol das vítimas da seca?
Subir num palco e fazer São João, em troca de milhões, tendo em volta flagelados que nem podem comer é algo que fere os mais comezinhos princípios da ética humana. Em tempo: minha observação se estende ao público rico e alienado que prestigia os eventos milionários, nas regiões afetadas.

1 LOUÇA – Vem aí mais uma edição da Feira da Louça, um dos mais tradicionais eventos do setor no País, promovido pelo Sindilouça – Sindicato da Indústria da Louça, Cerâmica e Porcelana do Paraná.Mais informações: www.germerporcelanas.com.br

2 CEPA – Neste sábado, às 14h, na Faculdade 2 de Julho (Garcia), o Cepa  promoverá mais um evento educativo–cultural. O professor Germano Machado dará aula sobre “Concepção: Filosofia da Religião” Após,  Nildes Trigueiros fará “Contação de Histórias” e em seguida, André Luís Peixinho falará sobre “Pierre Teilhard de Chardin.”

3  FOTOS - Na próxima segunda-feira, a Associação Cultural Brasil-Estados Unidos recebe a exposição fotográfica “National Geographic: Real People, Real Places, Real Fauna”, aberta à visitação gratuita até o dia 18.

4 DIREITO
- Uma edição especial em homenagem ao ministro do STF Carlos Ayres de Britto marca a realização do XII Congresso Brasileiro de Direito do Estado, em Salvador, entre 23 e 25 próximos, no Hotel Pestana. Mais informações: www.direitodoestado.com.br/de ou pelo telefone 2101-5246.

5 LANÇAMENTO - O editor, publicitário e jornalista Raimundo Gadelha lançará em Salvador seu mais recente livro, “Dez íntimos fragmentos do indecifrável mistério”, no Restaurante Grande Sertão, hoje, das 19h30 às 22h.

Nenhum comentário: