segunda-feira, 7 de maio de 2012

Alex Ferraz


CREIA!
Notícias sobre a lei que regulamentou a profissão de motoristas destacam que a legislação determina que esses profissionais devem “dirigir com mais prudência”. Pelo que conhecemos de leis neste país, onde elas só são funcionais no papel, não dá para acreditar que haverá alguma mudança nessas “feras”.

O escandaloso faroeste caboclo

Em Serra do Ramalho, a quase 900 quilômetros de Salvador, mais um espetacular assalto a banco. Bandidos fortemente armados saquearam a agência do Banco do Brasil, fizeram dezenas de reféns entre os funcionários e ainda obrigaram alguns deles a servir de escudo, pendurados no carro da fuga (cenas lastimáveis mostradas em todo o País). Para completar a zombaria com as autoridades de segurança, distribuíram dinheiro ao povo, que, ávido, correu para catar a grana e esqueceu o tiroteio e a tensão do momento. Tem sido assim quase diariamente na Bahia, nos últimos meses. E toda a cena é sempre filmada por um “cinegrafista amador”, na minha opinião pessoa do bando que grava tudo exatamente para divulgar o espetáculo da ação.
Salvo engano, Serra do Ramalho deve ter apenas uma viatura policial. Pelo menos na vizinha Bom Jesus da Lapa é assim: uma viatura, e só. A despeito de a Lapa ter cinco agências bancárias e, no mês de agosto, reunir mais de 1,5 milhão de fiéis na tradicional romaria religiosa, que só perde, no País, para a de Nossa Senhora de Aparecida, em São Paulo.
Bem, se é verdade que na Bahia a situação está vergonhosa, não podemos esquecer que o desdém pela segurança pública, principalmente no interior, não é privilégio nosso. Vejam o caso de Cascavel, próspera cidade do próspero estado do Paraná, onde há também uma única viatura policial, que foi colocada para conserto anteontem, facilitando uma série de roubos em fazendas.
Aliás, a zona rural, no Brasil, principalmente no Nordeste e com ênfase na Bahia, já não é mais aquele paraíso bucólico de antigamente, quando o único medo era o gostoso temor de “assombração” nos  “causos” contados por nossos avós à luz de um candeeiro. Hoje, virou um inferno, como sequestros, chacinas, assaltos. Fruto do deboche da bandidagem para com leis que jamais são cumpridas, posto que não há quem as faça cumprir. Lamentável, mas pura realidade.

Insisto, mas
sem esperança
Inúmeras ruas e avenidas de Salvador necessitam com urgência de recapeamento asfáltico.
À exceção das oficinas mecânicas, onde o movimento de clientes aumenta a cada dia, todos reclamam. Mas alguém crê que algo será feito? Hum...

A cracolândia
avança
Dantes uma praça “de elite”, o Campo Grande está se tornando agora mais um point para fumadores de crack.
A julgar pelo que ocorre em outros logradouros do tipo, é de se prever que o local vai virar mais uma cracolândia da capital. Fazer o quê?

Calçadas
exageradas
Não será um exagero valorizar-se o calçadão da Barra como o segundo melhor do País, somente perdendo para o da Avenida Faria Lima, em São Paulo?
Onde ficam, então, o de Copacabana, o do Leblon e o da Avenida Beira-Mar, em Fortaleza?
Acho que mesmo o de Aracaju é bem melhor do que os nossos.

Frase:
Os roubos valiosos transformam os ladrões em homens honrados.
(William Shakespeare)

Ainda sobre
assaltos
Amigo cuja família reside em Bom Jesus da Lapa, conta que recentemente, em um dos muitos assaltos a banco ocorridos na região, um fazendeiro idoso que rumava para depositar na agência cerca de R$ 5 mil de um gado que vendeu, ao ver os ladrões ficou em pânico e ofereceu:
- Podem levar tudo. Mas não me matem!
E os bandidos, após darem uns tapas no idoso:
- Não seja abestalhado. A gente não quer seu dinheiro, não. A gente quer a grana do governo...
Cai o pano, rápido!
Estacionamento lotado
Quem procura os dois grandes restaurantes instalados às margens do Dique do Tororó tem notado que o estacionamento público do local está sempre superlotado, a despeito de, em alguns momentos, os referidos estabelecimentos estarem quase vazios.
Explicação: funcionários da obra da Arena Fonte Nova passaram a ocupar o estacionamento, durante todo o dia. E haja prejuízo para os restaurantes.

Falha de
marketing
Depois de meses de uma retirada forçada de cena, o ex-presidente Lula começa a reaparecer em público.
Anteontem, no que prefiro atribuir a uma falha da sua assessoria de marketing, ele foi visto ao lado de ninguém menos que Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, envolvido até o pescoço no mar de lama comandado por Carlinhos Cachoeira. Podia passar sem essa...

1PESQUISA - Entre os dias 7 e 11 próximos, a Faculdade Ruy Barbosa e as faculdades da DeVry Brasil realizam a III Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia. Mais informações: www.frb.edu.br.    

4 ADVOCACIA - A partir do próximo dia 28, o JusPODIVM inicia uma nova turma do curso presencial para Advocacia Pública – Procurador do Estado. Mais informações: (71) 3372-2000.

5 CARNES - A churrascaria Fogo de Chão lança nesta segunda-feira, para convidados e imprensa, às 18h30, o 2º Festival de Carnes Angus em Salvador, no bairro do Rio Vermelho. Na ocasião, terá início a votação do melhor corte de carne da Bahia.

Nenhum comentário: