quinta-feira, 10 de maio de 2012

Alex Ferraz


CRIMES
Eis que a SSP-BA cria setor específico para investigar crimes cibernéticos. Louvável. Mas há crimes à moda antiga, dos mais simples ao caso Neylton Souto, que continuam, às centenas, sem solução. Que tal reativar os setores que investigam esses crimes “tradicionais”?
 
Tororó, baderna no trânsito e caos geral

No último sábado, por volta das 23h, fui com amigos ao bairro do Tororó, cuja praça central virou um point muito movimentado e cheio de barzinhos. Do início da Rua José Duarte, na confluência com Avenida Joana Angélica, até chegar ao largo, foi uma sucessão de sustos e aborrecimentos, diante do enorme fluxo de veículos (muitos dirigidos por boçais que aceleram frente a frente com você, para “ver quem sai de baixo”) que se espremem, na rua de mão dupla cujas laterais são ocupadas por carros estacionados. Uma situação surreal. Mas ainda não foi tudo: após a pracinha/point e depois da tradicional Igreja do Tororó, alguém resolveu fazer um pagode literalmente no meio da rua e fechou o trânsito, com  caixas de som e muito barulho, reunindo uma pequena e agressiva multidão. Para passar, foi um festival de “licença aqui”, buzinadas sutis e socos no carro.
Não havia um agente de trânsito sequer (àquela hora deviam estar dormindo ou procurando bêbados – sic – na Orla), nem mesmo qualquer preposto da PM, embora viaturas da corporação circulassem a todo momento, mas só até o largo.
Este é um exemplo do caos que reina no trânsito da capital baiana também nos dias de lazer. Mas, pelo visto, todo o efetivo da Transalvador dedica-se à caça obcecada por gente que bebeu e está dirigindo, esquecendo que é função do órgão, também, proporcionar trânsito livre para quem deseja passear e frequentar os points.
Aliás, no caso da Rua José Duarte, o caos não se resume aos fins de semana. Ao longo dos ditos dias úteis, os micro-ônibus que fazem a integração com o transporte coletivo se encalacram a todo momento com carros em sentido contrário, todos oprimidos, repito, pelo ABSURDO estacionamento permitido em ambos os lados. Um inferno, uma prova da baderna que reina na cidade.

CPI é sinônimo
de impunidade
Da série: Como Permanecer Impune (CPI)
Já começou a CPMI do Carlinhos Cachoeira e isso me faz lembrar outra CPMI, de 2004, quando ficou comprovado que Waldomiro Diniz, José Dirceu e outros faziam parte do esquema do mesmo Carlinhos Cachoeira.
Dizem os órgãos de imprensa que processos estão no STF.
A pergunta que não quer calar é: os réus acima citados, incluindo o tal Carlinhos, já foram julgados? Foram absolvidos ou culpados? Se culpados, estão cumprindo pena em qual presídio? É a eterna pizza para enganar eleitor otário.

Errei e
passou batido
Quero me desculpar diante dos leitores. Na edição de ontem, saiu “RANCHO xiita”, no comentário de abertura, quando na verdade eu quis dizer “RANÇO xiita”. O erro foi meu e passou batido pela Revisão. Acontece...

Frase:
Eu fui no Tororó/procurar vaga e não achei/Encontrei um caos no trânsito/e a minha paciência/no Tororó deixei
(Eu mesmo, parodiando tradicional cantiga de roda baiana).

São João
sem água (I)
É preciso ficar atento para a questão dos municípios vítimas da seca que, em vez de cancelarem de vez os festejos juninos pagos com dinheiro público, anunciaram “redução de investimentos” na festa.
Isso pode ser uma forma esperta de fazer tudo como antes, mas com ares de austeridade. Olhe que eu conheço o ser humano! Hum...

São João
sem água (II)
No caso específico de municípios que atraem multidões de turistas, como Senhor do Bonfim, o que me espanta é a ousadia de fazer a festa com água racionada nas torneiras da cidade.
Imaginem milhares de pessoas sem tomar banho e bebendo só quentão. Vixe!

“Estádio”
de sítio
Da série: “Somos uns boçais” (Caetano Veloso, em Podres Poderes)
Antigamente, ir aos estádios de futebol, no Brasil, era uma festa só. Hoje, é uma operação de guerra: tropas militares, revistas, pancadaria.
É um retrato de uma sociedade que fica cada vez mais selvagem. E ainda quer posar de Primeiro Mundo. Pois sim!

O que fazem
com as verbas?
Vejo em um site foto de uma “rua” em Itabuna, no bairro Califórnia (que ironia!), no centro da qual corre um riacho de puro esgoto. A notícia é sobre o surto de dengue na cidade. Fico a pensar: há quanto tempo aquela “rua” está daquele jeito? Por que nenhum prefeito dignou-se a consertar? O que fazem com as verbas que recebem e arrecadam? Mistério!

1 LIVRO - No próximo dia 11, às 19h, será lançado no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) o livro “C’alô & outros poemas”, do jornalista e escritor Roberto Leal.

2 SEBRAE - O prazo para se inscrever no Desafio Sebrae 2012 está chegando ao fim. Os estudantes interessados em participar do business game devem efetuar a inscrição até o dia 18 próximo, no site www.desafio.serae.com.br.

3 ÓPERA
- Já está aberta a venda dos ingressos para o espetáculo “O Tríptico”, ou “Il Trittico” – no original em italiano – , que reúne três óperas curtas de Giacomo Puccini e será exibido no dia 12, às 14h, no cinema do complexo Cinemark do Salvador Shopping. Os ingressos pelo site www.cinemark.com.br ou na bilheteria.

4 GESTANTES
- O Serviço Médico, Odontológico e Social da UNEB realiza nesta sexta-feira (11) uma nova edição da “Oficina de Gestantes: maternidade e seus efeitos psicológicos e emocionais”. O evento acontece das 8h às 12h, no campus de Salvador.

5 SAMBA - O Grupo Samba quem Bossa (no Rio Vermelho) convida as mães para dançar no Botequim São Jorge. A celebração começa sábado, dia 12, a partir das 13h e a farra tem auge no domingo, Dia das Mães.


Nenhum comentário: