sexta-feira, 11 de maio de 2012

Tudo por dinheiro


            Esse título é nome de um programa de TV. E quer dizer que as pessoas fazem qualquer coisa por dinheiro. O filme Proposta indecente trata do assunto enfocando o fato de uma mulher que em acordo com o marido aceita a proposta de um estranho que pagará um milhão ao casal para ter uma noite de sexo com a mulher. Tem até piada sobre o assunto. Um sujeito diz a uma bela mulher que encontra na festa que ela é tão linda que ele pagaria um milhão para ter uma noite de sexo com ela. Ela sorri agradece e ele diz que não tem um milhão mas, pagaria R$ 500,00. Aí ela se ofende e questiona irritada: O senhor acha que eu sou prostituta? E ele responde: Isso a senhora já mostrou que é, mas, agora estamos discutindo o preço.

            Esta semana muito se falou sobre o caso de uma rede de supermercados que anunciou que abriria suas  lojas no dia 1º de maio, Dia do Trabalho. Foram muitas as manifestações de protesto contra este abuso e flagrante desrespeito ao direito dos trabalhadores. As autoridades se manifestaram ameaçando fechar e punir o supermercado com  multas pesadas e sindicalistas foram as ruas em passeata portando cartazes, bandeiras e gritando palavras de ordem em defesa dos direitos dos trabalhadores. Na véspera do feriado a rede de supermercados anunciou que abriria suas lojas mas com 50 por cento de desconto sobre o valor de qualquer  mercadoria do seu estoque. Os protestos cessaram imediatamente e no dia primeiro as lojas estavam superlotadas de pessoas fazendo suas compras, inclusive autoridades e sindicalistas. 

            Eu recebi uma informação que não divulguei por não ter confirmação da mesma e também por achar que ela nada de bom traria para as pessoas. Pelo contrário, só faria aumentar a desconfiança dos seres humanos em relação aos seus semelhantes e fomentaria a falta de fé em Deus. Mas, agora a notícia veio a baila e trata-se do seguinte: Mafiosos italianos pagaram uma fortuna ao Vaticano para que um dos seus chefões fosse enterrado ao lado dos papas da Igreja Católica. O que foi levado a efeito. Agora que a notícia se espalhou tentaram abafar o caso e retiraram de lá os restos mortais do mafioso. O que de nada adiantou porque o estrago já está feito. 

            E assim caminha a humanidade. Nestas horas eu me lembro de sábios ensinamentos que recebi ao longo da minha vida. Um deles é que não basta parecer, é necessário realmente ser. Aquilo que professamos da boca pra fora tem que estar enraizado na nossa mente, no nosso coração e no nosso espírito para que mesmo diante das tentações saibamos agir de acordo com o que professamos. Não basta dizer eu sou, tem que realmente ser. Não basta parecer honesto. Tem que ser honesto. Não basta dizer eu creio em Deus. Mas, realmente crer e agir de acordo com os ensinamentos que a sua doutrina religiosa, seja ela qual for, lhe passa, porque você pode enganar aos outros e até a si mesmo, mas, não a Deus.
             A mentira sempre tem pernas curtas. E a verdade, como bem disse Shakespeare, é a verdade através dos tempos.
           

Nenhum comentário: