quarta-feira, 30 de maio de 2012

Alex Ferraz

É O CAOS!
Sem higiene, sem alvarás da Vigilância Sanitária e sofrendo falta de medicamentos. Assim estão os postos municipais de saúde de Salvador. Pessoal, eu falei SAÚDE, ‘tá? Vixe!

Pesadelos no cair da noite, ao ver TV

Não há um só dia em que não ocorra um corrupçãozinha, roubos, assaltos e tudo mais e ruim. Até na Casa da Moeda, local que deveria ser um exemplo de segurança “desaparece”, como por encanto, determinada quantia em “dinheiro vivo”. E o fato só é comunicado à PF longo tempo depois. Brincadeira! As pessoas perguntam-se “qual será o novo escândalo? Lula procura um Ministro do Supremo e pede para aliviar a carga do mensalão, como se o Tribunal fosse um sindicato. A onda “Cachoeira” já está passando, com o Márcio Thomaz Bastos ex-ministro da JUSTIÇA!) comendo os milhões da contravenção.
 Aí a cabeça começa a ferver, com tanta coisa na mídia (ainda) não censurada, e procuro assistir a uma novela antiga, “Que rei sou eu?”, no Canal Viva. Topo de cara com a fala de um dos atores desta produção de 1989, ano da primeira eleição direta para presidente depois de mais de duas décadas de ditadura: “Você sabe que a honestidade é coisa rara neste país”. Nossa! Nada mudou em 33 anos! Sabe do que mais? Vou assistir gravações da saudosa Escolinha do Professor Raimundo e, juro, leitores, logo no primeiro quadro Chico Anysio, magnífico como sempre foi, dispara uma pergunta para a sala: “Por que, no Brasil, corrupto não é castigado”. Êita, de novo. A gravação é de 1992. Vinte anos depois, e tudo na mesma.
Desisto. Retorno ao noticiário do dia, onde um repórter fala sobre as mudanças, tímidas e em passo de tartaruga, que o Congresso pretende fazer num Código Penal elaborado 72 anos atrás e que deixa tantas brechas que nem corruptos de colarinho branco nem bandidos mais assumidos do crime organizado ficam na cadeia. Será que vai mudar? Socorro!

Vamos nos
queixar ao bispo!
Em momento providencial o bispo Desmond Tutu, paladino da Justiça, que está no Brasil para participar de congresso sobre comunicações, solta o verbo a favor da ampla liberdade de expressão na imprensa.
Pois é: se o negócio é se queixar ao bispo, está na hora, gente!

O Estado ganha força...
 Estatizações, controle de viagens ao exterior, legislação sobre como educar as crianças dentro de casa, tentativa de controle direto dos juros nos bancos privados, regulações para a venda de carros, ufa!
Devagar (aliás, nem tanto), o Estado vem ganhando força sobre a iniciativa privada e os cidadãos nesse capitalismo esdrúxulo que Brasil, Argentina, Bolívia, Venezuela e congêneres praticam no lado de baixo do Equador. Um perigoso passo para o totalitarismo, pode crer!

Frase:
“Corrupção, a partir de certo nível, exige que todos sejam corruptos. Quem se recusa é alvo de pressões insustentáveis. É um processo de seleção negativo.” 
(Ladislau Dowbor)

Nosso blog e os
carros da Dilma
No nosso blog http://osinimigosdorei3.blogspot.com, post de Tony Pacheco dizendo o porquê de os preços dos carros não baixarem como a presidenta Dilma quer e, de quebra, um novo conto de Ricardo Líper, “O Professor”. Acesse, comente, participe.

E aí, fica
tudo na mesma
 Não é raro: o Tribunal de Contas dos Municípios, na Bahia, multa um prefeito.
Aí, vem o Tribunal de Justiça e concede liminar suspendendo a punição.
E aí vai ficando tudo como dantes, neste surreal quartel de Abrantes.

E a situação
se agrava
 Buracos nas ruas, nos passeios, sinaleiras sem funcionar ou em funcionamento precário em ruas de bastante movimento, um meio de acesso ao Comércio, como o Plano Inclinado Gonçalves, paralisado há mais de um ano.
As coisas andam mesmo difíceis para os habitantes desta soteropólis...

1 PRÊMIOS - Estão abertas as inscrições para a 8ª edição dos Prêmios Santander Universidades. Após distribuir mais de R$ 3,9 milhões em prêmios, a edição 2012 traz novidades. Mais informações: www.santander.com.br/universidades.

2EMPREENDEDOR - 
A Faculdade Social da Bahia (FSBA) implantou a capacitação “Empreendedorismo” para todos os cursos ofertados. A partir do ano letivo de 2012, através de convênio com o Sebrae, inédito no Norte e Nordeste.

3 AMBIENTE - A Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFBA realiza a II Semana de Meio Ambiente no período de 4 a 6 de junho.

4 CONCERTO - O maestro Wellington Gomes, professor da Escola de Música da UFBA, é o regente do Concerto jovens compositores da Emus, que acontece amanhã, às 20h, no Salão Nobre da Reitoria.

5 POESIA - A estudante e poetisa Yasmim Camardelli lança seu mais novo livro de poesias, “Mil Pedaços”, pela Editora Òmnira, dia 2 de junho, às 17 horas, no Colégio Oficina (Av. Miguel Navarro Canizares, 423 – Pituba, em Salvador).

Nenhum comentário: