sexta-feira, 25 de maio de 2012

Alex Ferraz


ÊITA!
Diante do levantamento que mostra grande atraso na maioria das obras para a Copa de 2014 (metade nem começou ainda), o governo “tranquiliza” os torcedores e garante que “não vai faltar dinheiro” para apressar o processo. Vai ser a farra!

As sacolas e os plásticos das prateleiras

De um amigo, recebo e-mail com texto atribuído à jornalista Leda Nagle (essas coisas de internet a gente nunca sabe direito a origem, mas o conteúdo é que interessa). Como sou pessoa que não teme reconhecer erros, inclusive em público, devo dizer que num primeiro momento acreditei plenamente que o veto às sacolas plásticas fosse um grande passo em prol da ecologia, mas logo vi o ledo engano que cometi. Então, reproduzo aqui trechos do claríssimo e indiscutível texto:
 “Qual é a embalagem do açúcar que você compra? Saco plástico. Onde vem o sal que você compra? Em saco plástico. E a farinha de trigo, de mandioca, o fubá, o feijão, o arroz nosso de cada dia? Todos embalados em sacos plásticos. Onde é que você coloca as frutas e os legumes que você compra no supermercado? Em sacos plásticos. Onde vem os remédios que você compra nas farmácias? Em sacolas plásticas. E, por acaso, esta profusão de sacos plásticos que fazem parte do seu dia a dia não poluem o ambiente? Não destroem o planeta? O único saco plástico que polui é a sacola plástica que você recebe dos supermercados?”
Segue: “Aquelas mesmo que você recicla colocando seu lixo de casa. Aquelas que, se for civilizado, você usa para apanhar e descartar as cacas do seu cachorro. Aquelas mesmo que as grandes redes de supermercado querem parar de fornecer a você na hora das compras. E o que eles dizem? Que elas são as responsáveis pela poluição do nosso planeta. Por que só elas? Só o plástico com que elas são feitas polui rios, destrói as matas, torna nosso mundo menos habitável? Mas por que só elas? Quem disse? As grandes redes de supermercado. E quem ganha com isso? O planeta? Me engana que eu gosto! Além dos fabricantes de rolos de sacos de lixo, que também são feitos de plástico, quem mais ganha com a proibição das sacolas de plástico são as grandes redes de supermercado que, a partir de agora, em cidades como São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, não terão mais despesa alguma com o consumidor. Depois que ele pagar — e muito bem — os produtos que comprar o problema de levar os produtos para casa passa a ser só do consumidor.”

Ainda sobre
as sacolas (I)
 Prossigo reproduzindo o perfeito texto atribuído à Leda Nagle, na web: “Como você vai levar seus produtos para sua casa? Problema seu. Até porque não são eles que vão entrar nos ônibus cheios, nos trens lotados, no metrô entupido, nas barcas sobrecarregadas, levando uma caixa de papelão. Uma mala sem alça. E ainda querem convencer você, pessoa de boa fé, que está ajudando na reconstrução do planeta. Não é meigo? Não. Acho cínico.


Ainda sobre
as sacolas (II)
Para encerrar: “E a parte deles? Bom, eles vendem a você sacolas retornáveis. E sabe o que acontece dentro delas? Se você não limpá-las, adequadamente, lavando com água e sabão, bactérias e fungos crescem dentro delas. Sabia também que o correto seria usar uma sacola para carnes, outra para vegetais e outra para produtos de limpeza? Sabia que elas não podem ser feitas de produto muito resistente, com muitas tramas? Porque as bactérias se entranham nos tecidos mais fortes com mais facilidade. E então? Mais tranquilos? Vai dar trabalho, ficará mais caro e você ainda acha mesmo que vai ajudar a salvar o planeta?” Assino, claro, embaixo.

Frase:
“Onde vem o sal que você compra? Em saco plástico. E a farinha de trigo, de mandioca, o fubá, o feijão, o arroz nosso de cada dia? Todos embalados em sacos plásticos.” 
(atribuído à jornalista Leda Nagle)

,Drogas e o sumiço dos antigripais (I)
Em pleno Inverno, o Naldecon (melhor antigripal para o dia e para a noite que existe no Brasil) SUMIU. Procurei nas farmácias Bompreço, Paguemenos e Santana. Nada. Aí, por uma dessas coincidências metafísicas, vejo na Sky o seriado Special Victims Unit e o caso de uma quadrilha em Nova York que assaltava farmácias para roubar antigripais, que seriam a matéria-prima principal para a fabricação de entorpecentes usados em festas. Uau!

Drogas e o sumiço dos antigripais (II)
E aí, resolvi aprofundar. Efetivamente, as drogas sintéticas (feitas com antigripais, antiinflamatórios e outras drogas lícitas) já suplantaram cocaína e heroína juntas e se tornaram um mercado de 65 bilhões de dólares anuais (R$130 bilhões). É muito dinheiro.
Cabe ao laboratório Bristol-Myers Squibb informar à população o que, efetivamente, está acontecendo com o sumiço do seu medicamento  justamente no Inverno. O Naldecon já foi o líder dos antigripais no Brasil, . 
Tomara que deem uma explicação convincente.

A propósito de  Thomaz Bastos
Dos incontáveis e-mails que recebi parabenizando comentário feito nesta coluna, ontem, sobre Márcio Thomaz Bastos na defesa do bandido Cachoeira, destaco este, de um velho amigo: “Com R$ 16 milhões (é o que dizem), alguém vai se importar com ética, dignidade, essas coisas que passaram a ter importância secundária no Brasil dos tempos atuais?
Deixe isso para os de nossa época, que muitas vezes  até chorávamos diante da execução do Hino Nacional.”


1 RECEITA - O prazo para a entrega da Declaração Anual de Rendimentos dos Empreendedores Individuais acaba no próximo dia 31. O link para fazer a declaração pode ser acessado pelo Portal do Empreendedor, no Sebrae.

2 ANGOLA - A atuação de empresários baianos em Angola é reconhecida com honras nos Estados Unidos e em Angola. O Grupo Empresarial Aldeia, presidido pelo empresário baiano Raimundo Lima, conquistou o Prêmio Internacional de Qualidade, na categoria ouro, concedido pela Business Initiative Directions (B.I.D).

3 HERMANOS - A Rede Cinemark transmite ao vivo, dia 31 próximo, o show da banda Los Hermanos, direto do Espaço das Américas, em São Paulo. A apresentação, que tem início às 22h, poderá ser conferida também em Salvador.

4 FEMININAS - A UNEB sedia amanhã a plenária da IX Reunião de Grão-Mestres e Presidentes das Fraternidades Femininas do Norte-Nordeste, no teatro da universidade, no Campus de Salvador.

5 DULCE - Amanhã, no restaurante Yemanjá, toda a renda obtida com as vendas da moqueca de camarão será revertida em doações para as Obras Sociais Irmã Dulce.


Nenhum comentário: