terça-feira, 8 de maio de 2012

Alex Ferraz

O PT tem saudades da ditadura militar

“Este é um governo que tem compromisso com o povo e que tem coragem para peitar um dos maiores conglomerados, dos mais poderosos do país, que é o sistema financeiro e bancário, e se prepara agora para um segundo grande desafio, que iremos nos deparar na campanha eleitoral, que é a apresentação para consulta pública do marco regulatório da comunicação.” Esta foi a ameaça velada à liberdade de imprensa que o presidente nacional do PT, Rui Falcão, fez neste final de semana. O partido não consegue se livrar do rancho xiita de querer controlar os meios de comunicação, já que não pode deter o avanço brutal da corrupção, inclusive nas suas hostes, neste país que, pelo visto, vinha sendo governado por um contraventor chamado Carlinhos Cachoeira. Recuso-me a crer que a presidente Dilma, uma mulher que literalmente guerreou contra a ditadura militar, vá permitir que em seu governo vozes retrógadas façam valer o retorno ao obscurantismo, ao tempo em que a imprensa só podia publicar o que o poder queria. O papo furado, enganador, canalha dos que defendem o “controle social da imprensa” é que “o povo” decidirá. Ora, um povo que só lê, quando consegue, páginas de esporte, alienado, sob o cabresto de benesses sociais de governos que fizeram, da esmola oficial o “programa de avanço social”, decidirá o que os seus padrinhos mandarem que decida. Quanto às entidades de trabalhadores na imprensa, salvo honrosas exceções, o silêncio continua ser a praxe. Um silêncio comprometedor, que revela o alto grau de comprometimento de boa parte das lideranças sociais neste país. Também não se deve esperar uma palavra de defesa da liberdade de imprensa por parte de centrais sindicais nem da UNE, todas encabrestadas através de gordas verbas e milhares de empregos. Nós, jornalistas, estamos, portanto, sós. Digo nós, referindo-me àqueles que pensam e tem liberdade de pensamento, o que felizmente ainda é uma maioria. Senhores xiitas do PT (comandados pelo tenebroso José Dirceu): em vez de procurar calar a imprensa, deveriam, isto sim, tratar a coisa pública com mais seriedade, olhar para o caos em que está mergulhado o país em termos de segurança, educação e saúde públicas, a despeito do mais de um trilhão de reais arrecadados anualmente em impostos. A censura à liberdade de expressão é a arma dos fracos de moral e caráter. Quem tem dignidade jamais teme o que vão dizer a seu respeito.
VADE RETRO!
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, volta a insistir no “controle social da imprensa”, que nada mais é do que censura. Um absurdo inaceitável que dispensa qualquer discussão.

Ainda sobre a censura (I)
 Convém  assinalar que o presidente nacional do PT, no que tange à sua sanha de censura à imprensa, está de mãos dadas com ninguém menos que Fernando Collor de Mello, de triste memória como presidente deste país. Precisa dizer mais?

Ainda sobre a censura (II)
Aliás, precisa dizer mais, sim. Mas não serei eu a dizer, e sim algumas pessoas pensantes que emitiram conceitos respeitáveis sobre a liberdade expressão que o presidente do PT quer jogar na lata do lixo. Vamos a algumas frases sobre o tema: "A grande ouvidoria do brasileiro é a imprensa. O Estado não tem ouvidos" (Marco Antônio Villa, historiador) “A imprensa é um dos meios mais importantes de crítica e controle público permanente” (Konrad Hesse, 1919-2005, jurista alemão)
 
Ainda sobre a censura (III)
“A imprensa livre é o espelho intelectual no qual o povo se vê e a visão a si mesmo é a primeira condição da sabedoria” (Karl Marx). "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras" (artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos - ONU, 10-12-1948). "Creio na imprensa sem restrições, porque creio no poder da razão e da verdade" (Rui Barbosa, escritor e político brasileiro). "A imprensa livre desempenha papel fundamental contra abusos do poder do governo" (Roberto W. Sweet, juiz norte-americano,em decisão sobre sigilo da fonte).
Frase: “Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último.” (Thomas Jefferson, 1743 - 1826, estadista e ex-presidente dos EUA)
Descaso perigoso
Causaram estranheza as informações vindas do Porto de Salvador de que o produto químico que vazou, provocando a formação de vapores tóxicos,  encontrava-se em um container abandonado desde 2010. Difícil entender como uma carga desse tipo pode ficar abandonada tanto tempo sem que ninguém tomasse uma providência. E se fosse um produto explosivo?

Conselho Dificulta
Jovens recém-formados em fisioterapia e terapia ocupacional, em busca do primeiro emprego, estão encontrando sérias dificuldades para conseguir registro no conselho regional da classe. Trata-se do alto valor cobrado para a primeira inscrição, que deve ser pago em cota única no valor de R$ 493,50. Além disso, a demora de uma hora para emitir o boleto e prazo de 90 dias para acesso ao número de registro definitivo também infernizam a vidas dos novos profissionais.

DECLARAÇÃO - O prazo para a entrega da Declaração Anual de Rendimentos dos Empreendedores Individuais acaba no dia 31. Devem apresentar o documento todos os trabalhadores por conta própria cadastrados até dezembro de 2011. O link para fazer a declaração está no www.portaldoempreendedor.gov.br.

SANEAMENTO - Amanhã, a partir das 9h, no Auditório do Centro Cultural da Câmara, será realizada audiência pública da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Casa, que debaterá o saneamento ambiental de Salvador.

ATORES - A comédia "A Vingança do Padre",  de Adson Brito do Velho, vai ganhar uma nova montagem e a direção está selecionando atores e atrizes. Contatos: (71) 9918 6629 ou  [email protected].

VACINAÇÃO - O Salvador Norte Shopping estendeu o período de vacinação contra gripe (influenza e H1N1) até sexta, dia 11. O posto está no piso L1 do shopping e funciona das 9h às 17h.

ARROCHA – Termina no próximo dia 10 a venda a preços promocionais dos ingressos para o evento Planeta Rocha, que acontece no dia  12, no Wet’n Wild.

Nenhum comentário: