quarta-feira, 16 de maio de 2012

Alex Ferraz


CARA DE PAU
Ele disse que vai sempre à França para “melhorar a imagem do Rio lá fora”. Mas suas atitudes, ao lado do bando de Cachoeira e abandonando a saúde pública no estado que governa, só fazem piorar a imagem do Rio cá dentro. Pois é: Cabral está descobrindo a França e enterrando o Brasil. Hehehe...

Desprezo chocante pela higiene e conforto

Testemunhei, em São Paulo, a extrema limpeza e organização dos sanitários instalados em TODOS os terminais de ônibus e/ou metrô. Perfumados, limpíssimos e vigiados dia e noite. Corta para Salvador, onde há lei que torna passível de prisão quem urina na rua, mas não há contrapartida em equipamentos públicos dignos no setor. O resultado é uma situação surreal, onde o indivíduo tem que escolher entre urinar nas calças, reter a urina acabando com os rins ou tomar cassetetadas porque não aguentou e mijou na esquina.
Mas não é só o setor público que demonstra absoluto desdém pela higiene. Estive no Hiper Bompreço do Iguatemi, dantes a loja de supermercado mais sofisticada de Salvador, e fiquei horrorizado com o que vi nos sanitários: descargas quebradas (isto mesmo, no plural), papéis pelo chão e dentro dos vasos, e, é claro, um mau cheiro tenebroso. Pior que os banheiros (argh!) da Estação da Lapa. Tudo isso, repito, dentro da loja que deveria ser a mais “chique” da cidade e vizinha do conceituado restaurante (êita!) Baby Beef.
Em outras redes de supermercados também acontece o mesmo, salvo raras exceções. Ora, em qualquer que fosse o estabelecimento, tamanha falta de higiene seria surpreendente, quanto mais em se tratando de lojas que vendem alimentos, inclusive frutas, hortaliças e verduras a descoberto.
Já disse e repito: fico a pensar como devem ser as casas dos que gerenciam essas lojas. Provavelmente um chiqueiro, pelo menos nos sanitários. A menos que eles usem, irresponsavelmente, dois pesos e duas medidas, ou seja, mantenham seus banheiros limpos enquanto fazem vista grossa para a imundície daqueles que se arvoram a gerenciar no trabalho. Estendo o comentário a alguns gestores do serviço público.

Ainda sobre
o Hiper (I)
 Além dos sanitários imundos, a outrora loja “chique” do Hiper Bompreço Iguatemi tem setores onde faz imenso calor. Na seção onde são pagos aparelhos eletroeletrônicos, apenas uma funcionária atendia a uma enorme fila, sob o calor sufocante (ela, inclusive, usa ventilador, mostrando a ineficiência do sistema de ar condicionado da loja).
Depois, para receber a nota fiscal do aparelho (atenção, Fazenda!), outra fila imensa, espera longa, calor, e, pelo menos na última quinta-feira, lentidão para impressão da nota, a ponto de a única funcionária (de novo!), recomendar que os clientes fossem pegar a nota no dia seguinte (ocorreu comigo).

Ainda sobre
o Hiper (II)
A verdade é que desde que o Walmart assumiu a rede Bompreço, os serviços caíram de qualidade em ritmo avassalador, levando de roldão todos os atendimentos, inclusive nos caixas.
O caixa rápido, na verdade, é uma piada de mau gosto, pois é o mais lento de todos. Quanto desdém pelos clientes!

Não dá pra
viver assim
É cliente da Vivo desde quando era Telebahia Celular, sempre pós-pago. Agora, pagou 270 reais em duplicidade e pediu devolução e a Vivo diz que não devolve em dinheiro, em flagrante desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor. 
Bons tempos da ex-assessora Rita Moraes, quando este tipo de trapalhada não acontecia.

Frase:
A educação é a higiene do espírito, assim como a higiene é uma verdadeira educação do corpo.
(Paolo Mantegazza, 1831–1910, neurologista, fisiologista e antropólogo italiano)

Elogios à
Argentina (I)
Não gosto nem um pouco da presidente Kirchner e seus atos circenses no governo, mas tenho que reconhecer a tremenda vantagem em que los hermanos se encontram em termos de legislação e comportamento de respeito à diversidade sexual. O Congresso de lá acaba de aprovar, por exemplo, a mudança de sexo sem qualquer burocracia. Nem laudo médico precisa. Se alguém quer mudar de sexo (não entendo o porquê, mas não cabe a mim tolher a liberdade alheia), basta querer e ponto final.

Elogios à
Argentina (II)
Além disso, o governo acaba de iniciar a distribuição, nas escolas, inclusive de primeiro grau, de uma cartilha esclarecendo os estudantes sobre a diversidade sexual, na qual é mostrado, entre outras coisas, que são cada vez mais comuns e normais famílias com dois pais ou duas mães, além da família tradicional, de pai e mãe. A intenção é evitar bullying contra crianças adotadas por casais homossexuais.
Ou seja, lá, justiça se faça, a presidente teve coragem de aprovar e realizar a distribuição da cartilha, ao contrário do que aconteceu no Brasil, país que, pelo visto, tem como parte do seu governo não só o bando de Cachoeira, como também religiosos de mente estreita, medievais.

Elogios à
Argentina (III)
Chegará o tempo em que o raciocínio medieval de hoje a respeito da diversidade sexual será lembrado como se recorda atualmente, por exemplo, a discriminação dos negros nos Estados Unidos. Houve tempo em que era “normal”, discurso aceito por todas as famílias brancas e tradicionais, esbravejar contra negros e impedir sua presença em diversos ambientes, inclusive dentro dos transportes públicos e escolas. Quem teria coragem de defender isso hoje, à exceção dos nojentos neonazistas? Pois é...

1PREFEITOS - Os vencedores nacionais da sétima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que incentiva o desenvolvimento municipal com base no apoio aos micro e pequenos negócios, serão conhecidos hoje, em Brasília.

2 FILME - Amanhã, o Cinema na Praça – projeto da Fundação Gregório de Mattos (FGM) – vai exibir gratuitamente o sucesso nacional “O Palhaço”, na Praça Municipal, a partir das 18h.

3 ARTESANATO - Entre os dias 17 e 25 próximos, a rede de departamentos Le Biscuit promove mais uma edição da Semana do Artesanato, buscando incentivar a produção artesanal em Salvador.

4 TAMAR - Os centros de visitantes, museus abertos da tartaruga marinha e centros de educação ambiental mantidos pelo Tamar participam da Semana Nacional de Museus, em sua décima edição, até 20 deste mês.

5 UNEB - Um grupo de estudantes de graduação do curso de sistema de informação do Campus I da universidade, em Salvador, conquistou o primeiro lugar da competição Ideias Inovadoras em Tecnologia Bahia Alagoas Sergipe (InovaBase).

Nenhum comentário: