sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia da Industria

             Hoje, 25 de maio, comemora-se o Dia da Industria. Segundo as lideranças do setor, o polo industrial de Feira de Santana tem o que comemorar sim, pois, atravessa um dos seus melhores momentos. A cidade conta hoje com cerca de 1200 empresas implantadas, gerando cerca de 20 mil empregos diretos. Segundo números do CIS, cerca de 30 empresas estão se instalando na cidade e mais de 70 manifestam interesses em se instalar aqui.
         Já se poderia ter  muito mais empresas implantadas não fosse a carência de áreas especificas para tal fim. A autarquia estadual tem garimpado novas áreas, o que tem proporcionado a instalação de empresas, mas, há mais industrias querendo se instalar do que áreas disponíveis. E para agravar a situação, recentemente a área do Centro Industrial do Subaé, que fica às margens da BR 324 foi reduzida em 50 pro cento.
         Já se fala em um novo polo a ser implantado na Zona Norte da cidade, contudo, todos os envolvidos com o projeto são unanimes em afirmar que isto só poderá acontecer a médio ou longo prazo, porque além da dificuldade de verbas para desapropriar as áreas necessárias, é preciso também montar toda infraestrutura com abertura e pavimentação de vias de acesso, criação de linhas de transportes regulares, fornecimento de energia, água, telefonia, segurança, entre outras necessidades em escala industrial
         A implantação de grandes empresas em Feira de Santana implica também na agilização da efetiva concretização do Polo de Logística, que, entre outras coisas, ainda requer a construção de um aeroporto moderno, que comporte o poso de grandes aeronaves de cargas, e extensão da rede ferroviária de Conceição da Feira até o município de Feira de Santana. Além disso, as empresas já instaladas reclamam muito da falta de mão de obra local qualificada e criticam a qualidade do ensino dado pelas instituições de nível superior. No aspecto técnico contam apenas com os profissionais egressos do SENAI e da CETEB.  Quase sempre é necessário recorrer a mão de obra especializada vinda de fora do Estado.
         Transporte e segurança também se constituem em problemas para as empresas, que têm que pagar por serviços terceirizados para esse fim. Apesar de tudo, a maioria das empresas acredita no potencial da cidade como grande polo industrial e centro estratégico de distribuição dos produtos aqui fabricados, por conta da nossa localização geográfica que facilita o deslocamento para qualquer parte do País, seja para o Norte, Sul ou Centroeste. O município é cortado por três estradas federais (BRs 324, 116 e 101), além de estar a poucos quilômetros do Porto de Aratu e do aeroporto de Salvador.
         Grandes empresas já instaladas aqui, não param de investir, a exemplo da Nestlé que acaba de anunciar cerca de R$ 100 milhões na ampliação de sua unidade local. Outras grandes empresas aguardam apenas a liberação de novas áreas no CIS para aqui também se instalarem.
         Por isso, que neste dia da Industria, a cidade tem sim muito o que comemorar.

Nenhum comentário: