segunda-feira, 14 de maio de 2012

Você está acima do peso? Culpe o despertador

Fique tranquilo, a comida e a falta de exercício físico não têm nada a ver. Se você ganhou alguns quilinhos nos últimos anos, a culpa é do seu despertador.

Segundo um estudo de pesquisadores da Alemanha, os conflitos entre nosso relógio biológico e o relógio social bagunçam o funcionamento do nosso metabolismo. E aí ficamos mais gordinhos.

Os cientistas tiveram acesso aos dados de mais de 65 mil pessoas e avaliaram os horários em que dormiam e acordavam, tanto nos dias livres como nos dias de trabalho. Eles concluíram que cada hora de diferença entre o relógio natural e biológico aumenta em 33% as chances de ter um índice de massa corpórea (IMC) maior. E o pior: 70% das pessoas fazem isso.

Claro que o efeito não foi igual em todo mundo. Em pessoas magras, os horários de dormir e acordar não tiveram, necessariamente, uma relação com as variações de peso.  No entanto, no grupo dos mais gordinhos, os cientistas confirmaram a ligação entre aumento de peso e conflitos do relógio biológico com o social. Mesmo assim, essas diferenças não alteraram a conclusão da pesquisa.
E você, já mudou a rotina e percebeu alguma mudança no peso?

 http://super.abril.com.br

Nenhum comentário: