quinta-feira, 17 de maio de 2012

Alex Ferraz


DESCASO?
O prédio da Faculdade de Direito da UFBA chegou ao fundo do poço. Tudo arrebentado. Agora, inicia-se tímida recuperação. Mas fica no ar uma pergunta: por que, ao longo de anos, deixaram chegar a este ponto? Ou houve algum terremoto repentino?

A Transalvador, a cervejinha e as multas

Vi ontem pela manhã o superintendente da Transalvador dar entrevista ao vivo para o Jornal da Manhã, na TV Bahia. Enquanto ele falava sobre o rigor extremo que está sendo aplicado agora nas blitzes para flagrar quem tomou uma latinha de cerveja, ao fundo, na Avenida Garibaldi, o trânsito virava um caos de congestionamento. Ao sair de casa para vir para meu ofício diário nesta folha, às 7h05, já peguei a Avenida D. João VI, em Brotas, COMPLETAMENTE travada. E aí, pus-me a exercer um hábito que cada vez me faz mais mal, emocionalmente: pensar.
E gostaria de saber: por que a Transalvador não fiscaliza a Lei de Carga e Descarga (curiosamente mudada, e amenizada, pela prefeitura)? Respondo, rápido: porque a multa é uma merreca, não chega a R$ 100. Por que, ó Senhor do Bonfim, a Transalvador não fiscaliza e pune motoristas que param sobre as calçadas (em São Paulo, até por educação – coisa que inexiste no motorista baiano – é impraticável pensar em carro sobre a calçada)? Ora, caros leitores, porque, de novo, a multa é uma ninharia. E tem mais: por que não há fiscalização para quem estaciona em portas de garagem, para sobre a faixa de pedestre (quando ela existe!)? Multa baixa.
Mas perseguir psicoticamente quem tomou uma latinha de cerveja, de segunda a segunda, ah, aí tudo funciona. Claro! A multa é de quase mil reais! Então, está explicado: a Transalvador está se dedicando a encher os cofres públicos municipais, com a simpática argumentação de que defende a “integridade física” da população.
Para encerrar, só mais uma questão: em TODA a cidade, desapareceu a sinalização horizontal (faixas na pista), que é atribuição da Translavador. Não há divisórias de pistas, o que proporciona desorientação aos motoristas e, consequentemente, mais engarrafamento, e tampouco existem faixas de pedestres. Todas apagadas. Por que, ó Deus que tudo vê, a coisa chegou a este ponto? Ou será que a fortuna arrecadada dos que ousam tomar uma latinha de cerveja e dirigir não dá para comprar tinta? Huummm...

Pobres
professores!
Até o Credicesta, que auxilia na compra de alimentos para os mal pagos professores do Estado, foi cortado por causa da greve.
Isso me faz lembrar algo que li recentemente na internet, não me recordo em que mensagem, mas que resume a situação social de boa parte do País, hoje: “Viver consiste em não morrer de fome.”

Ironia que
flagela
 Recentemente, a imprensa mostrou uma situação no mínimo curiosa: pelo menos três municípios que sofrem com a terrível seca na Bahia estão, simultaneamente, sendo vítimas de alagamentos devido a cheia no Rio São Francisco.
No mínimo, tal situação aparentemente esdrúxula mostra quão perto as terras áridas estão de uma solução definitiva para os efeitos da estiagem...

Frase:
A maneira de recolher os impostos é cem vezes mais onerosa que o tributo em si.
(Voltaire)

Rede Bompreço
esclarece
A propósito de denúncias desta coluna, recebi da assessoria de imprensa da rede Bompreço (Wal Mart) as seguintes considerações:
“O Hiper Bompreço Iguatemi lamenta os transtornos causados ao cliente e informa que está executando nesta semana - no período noturno, após o encerramento do atendimento aos clientes -, melhorias nos banheiros instalados na unidade. Muitos dos fatos relatados na queixa do cliente, entre eles os problemas em torneiras e descargas, foram e são causados por vândalos. Em função disso, a loja informa que irá reforçar a segurança do local para garantir a manutenção e o bom uso do espaço.
 Quanto ao problema do calor apontado pelo cliente, a unidade informa que na ocasião da queixa estavam sendo executados serviços de manutenção do sistema de ar-condicionado da loja. Já em relação à impressão de notas fiscais, a unidade informa que o volume maior de compras registrado em função do Dia das Mães acabou impactando no sistema de emissão do documento, o que não dependia da loja.
Para o Hiper Bompreço, a qualidade no atendimento ao cliente e sua satisfação é uma prioridade na operação de suas unidades.”
N.R. – Que assim seja! Todavia, cabe ressaltar que os fatos denunciados aqui não se limitaram a “causar transtornos” a UM cliente, mas sim aos milhares que frequentam aquela loja, diariamente.

Transtorno “bidolar”
 Depois de muito choro dos exportadores, eis que o governo consegue levantar o dólar. E aí vêm o choro dos importadores, a inflação e o freio nas viagens ao exterior.
Esse nosso dólar está precisando de um divã de analista, para acabar com essas variações “emocionais”...

1 DILMA - A Revista Brasileiros do mês de maio traz uma entrevista inédita com Carlos Araújo, ex-marido da presidente Dilma Rousseff. Ele contou, para a repórter Luiza Villamea, passagens inesquecíveis da sua história.

2 GIL - Um espetáculo em grande estilo, para comemorar os 70 anos do cantor e compositor baiano Gilberto Gil, ”Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo” terá a participação especial daOrquestra Sinfônica da Bahia. Serão duas apresentações no TCA, amanhã e sábado, às 21h. 

3 FILOSOFIA - O Cepa realiza neste sábado, a partir das 14h, na Faculdade 2 de Julho (Garcia),   evento no qual o professor Germano Machado ministrará  aula sobre  ”Concepção de Filosofia da Religião”.  Em seguida, haverá  sarau poético. Entrada gratuita.

4 MULTIMÍDIA - O artista multimídia Lula Martins inaugura hoje a exposição “Momento Antroplástico”, às 9 horas, no Centro Cultural Correios, Pelourinho.

5 FOTOS - A Associação Cultural Brasil-Estados Unidos continua com a exposição fotográfica” National Geographic: Real People, Real Places, Real Fauna” aberta à visitação gratuita até este sábado, dia 19.

Nenhum comentário: