domingo, 13 de maio de 2012

Alex Ferraz


ENFURECIDOS
A prefeitura precisa exigir da empresa que faz a coleta de lixo em Salvador que dispense os motoristas loucos e contrate gente equilibrada. A maioria dos caminhões é conduzida em alta velocidade e com manobras circenses. No último domingo, na Barra, um desses desequilibrados dava verdadeiro show.

Novela do metrô debocha da população
Vi as primeiras pilastras serem construídas, posto que moro próximo à linha (única) do natimorto metrô de Salvador. Salvo engano, era lá pelo ano 2000. De lá para cá, não vi, mas fiquei sabendo da constante injeção de verbas milionárias na obra, que teimava em não avançar, e cuja soma está na casa do bilhão de reais para patéticos seis quilômetros de via. Testemunhei também várias campanhas para eleições municipal e estadual e em todas elas estava lá a imagem do metrô-fantasma, ora servindo à oposição, ora à situação, e mesmo simultaneamente às duas.
A história, vergonhosa, se repete agora. Um dia dizem que o metrô não pode entrar nos trilhos, porque o Estado quer também o da Paralela; depois, afirmam que entrará com a ajuda do Estado e aí a oposição, na Câmara de Vereadores, é quem já não quer mais. Um jogo que acaba virando um deboche com uma população que tem, talvez, o mais precário transporte público do País, com a única opção do ônibus.
Não sei – ou prefiro fingir que não sei – a que interesses serve, além do eleitoral, esta situação patética, ridícula do metrô da capital. O que sinto - e ouço por todos os lugares aonde vou, quando se toca no assunto – é que a população, notadamente aquela que depende do transporte público, sente-se afrontada com tanta hesitação e adiamentos, e os mais bem humorados fazem mesmo é muita piada.
Seria um ato de respeito à população da cidade acabar de vez com  este jogo de empurra, tirando o metrô dos palanques e colocando-o de forma civilizada e digna nos trilhos. É só o que a cidade quer, senhores candidatos.

É isso aí,
bicho!
Enquanto recém nascidos são levados numa bandeja cirúrgica,
a onça é levada ao hospital para tirar uma tomografia computadorizada.
Pobre onça, como deve estar sofrendo...
E os recém nascidos? Os recém nascidos?! Ora, deixa pra lá, eram apenas gente.

Nem tudo
é festa
Vereadores, deputados, a todo momento eles visitam as obras da Arena Fonte Nova. Faz parte do seu trabalho, concordo.
Mas o que intriga é nunca agendarem visitas para o Lobato, Cidade de Plástico, Bairro da Paz, Nordeste de Amaralina, Estação Pirajá...

Vade retro,
satanás!
Os malditos neonazistas estão agora participando, com força, do parlamento grego.
Logo lá, na pátria da democracia. Medonha ironia.

Frase:
Os homens hão de aprender que a política não é a moral e que se ocupa apenas do que é oportuno.
(Henry David Thoreau)

São públicos
ou não?
 Nas campanhas, eles são públicos até demais. Mostram-se a todos, visitam casas pobres, dão tapinhas nas costas, beijinhos em crianças, uma graça!
Eleitos, viram as costas para quem os elegeu.
E quando flagrados em falcatruas terríveis, e, caso raro, investigados, fecham-se em copas. Sigilo absoluto para homens públicos que surrupiaram a coisa pública.
Inadmissível. Mas como estamos no Brasil, e com a ajuda de Collor e de petistas, assim tem sido a CPI do Cachoeira.

Sucom
esclarece
Recebi da assessoria de comunicação da Sucom:
“Com relação à denúncia veiculada na Tribuna da Bahia, coluna de Alex Ferraz, sobre uma construção que estaria invadindo parte da Praça Brasil, na Pituba, a Sucom informa que fiscais da superintendência estiveram no local para averiguar a queixa e constaram se tratar de uma obra licenciada. Os técnicos do órgão observaram também que a construção não está atrapalhando o deslocamento dos moradores pelo local citado. A fiscalização será mantida.” Amém!

Que fique ainda
mais difícil
 A mídia choraminga o arrocho dos bancos, que agora só querem financiar veículos com 60% de entrada e 12 prestações.
De minha parte, acho louvável. É uma grande contribuição para pôr um freio no caos do trânsito das grandes cidades brasileiras, onde, por mais carros que entrem em circulação, as administrações públicas nada fazem para expandir as vias de tráfego.

1 DIGITAL - Estão abertas até o dia 17 próximo as inscrições para o Edital para Capacitação em Cultura Digital e Software Livre, do Programa Onda Digital, programa de extensão da Universidade Federal da Bahia. Mais informações: (71) 3283-6765/6293 ou pelo [email protected].

2 CONCERTO - A Escola de Música da UFBA realiza na próxima terça-feira (15) concerto da Orquestra Sinfônica (Osufba), apresentando a Sinfonia Concertante (K.364 & K.297b) de Wolfgang Amadeus Mozart. Com entrada franca, às 20h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.

3 EXPOSIÇÃO - O Museu de Arte Moderna da Bahia recebe a primeira exposição individual dos artistas Dias&Riedweg (Maurício Dias e Walter Riedweg) em Salvador, com abertura dia 18 próximo. A mostra, chamada Estranhamente Possível, fica em cartaz até 22 de julho e traz o inédito trabalho audiovisual “Água de Chuva no Mar”.

4 APOSENTADORIA - A Secretaria da Administração do Estado continua com inscrições abertas para a 10ª edição do Prepare-se (para a aposentadoria), que acontece de 15 a 18 próximos em Porto Seguro.

5 LAPA - As lojas Americanas, Riachuelo e Marisa do Shopping Center Lapa estenderão os seus expedientes. Hoje e amanhã, véspera do Dia das Mães, funcionarão até às 21h30.

Nenhum comentário: