sexta-feira, 18 de maio de 2012

Royalties pra que te quero


      Os municípios onde estão localizados os campos petrolíferos recebem verdadeiras fortunas em royalties pagos pela Petrobrás. É dinheiro que não acaba mais. Na Bahia estes municípios estão localizados nas regiões do Recôncavo. Municípios pequenos como São Francisco do Conde e Candeias, têm a maior renda 'percapita' do País. Isso quer dizer que se o dinheiro circulante no município fosse distribuído equitativamente por todos os cidadãos, eles seriam todos ricos. Mas, não é o que acontece. 

         Os desavisados viajantes que passarem pelos municípios do Recôncavo poderão se sentir penalizados pela situação de estrema pobreza e miséria em que vivem as populações. As cidades apresentam os piores índices nos campos de moradia, educação, saúde, saneamento básico, transporte, e toda infraestrutura necessária para viver com um mínimo de decência e conforto. No entanto, nesses municípios as prefeituras gastam fortunas em festas. E geralmente têm as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

         Mas, a mamata está para acabar. Pois os royalties passarão a ser distribuídos entre todos os municípios de forma justa.  O governo entende que o petróleo não pertence a este ou aquele município, mas, sim a toda a Nação brasileira, e portanto entre todos os municípios brasileiros deve ser distribuídos. É claro que os prefeitos, deputados, senadores e outros oportunistas dos municípios "petrolíferos" foram a Brasília pressionar o governo para que não mude as regras.

         É claro que o dinheiro do petróleo distribuído entre todos os municípios teoricamente alavancaria a economia de muitos municípios pobres que em grande maioria é embasada na agropecuária. Mas, eu duvido que os benefícios que isso possa trazer sejam significativos, porque tanto dinheiro assim vai atrair a ganância dos sanguessugas das tetas governamentais. Ou seja: até chegar ao cidadão comum, muito desse dinheiro vai se perder pelo caminho.

         De toda a sorte é sempre um dinheirinho a mais que chega para a população que já se satisfaz até mesmo com o bolsa família e perdeu toda a sua vontade de trabalhar e de lutar pelo que é seu.  Eu não faço fila entre os ufanistas pregadores de um futuro alvissareiro que ha mais de 50 anos aguardo e já não acredito nele. Não por conta do povo brasileiro, mas por não acreditar que no Brasil existam homens públicos poderosos e confiáveis para mudar o estado de coisas em que o País se encontra.

         Se esse dinheiro dos royalties estivesse sendo aplicado de forma devida, os municípios do recôncavo seriam verdadeiros paraísos para quem quisesse morar, trabalhar e criar seus filhos. Não faltaria educação de qualidade, trabalho para todos, moradia, saúde, conforto e lazer. Mas isso só se encontra nas mansões dos governantes que acintosamente ostentam seu luxo aos olhos dos pobres e miseráveis cidadãos que tiveram o azar de ali nascerem.


Nenhum comentário: