quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alex Ferraz

HAJA GRANA!
O chamado Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo, alcançou na segunda-feira R$ 600 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos por todos os brasileiros desde o primeiro dia do ano. E tudo vai cachoeira abaixo...
 
Lula, Gilmar, Cachoeira e o País
 
Lula e seus amigos, é claro, “culpam” a revista Veja. Bem, faço jornalismo há 35 anos (convém dizer que iniciei ainda adolescente, hehehe...) e já estou calejado de ver homens públicos, principalmente, culparem jornalistas quando se arrependem do que falaram, após a repercussão da publicação. Bobagem. Nenhum órgão de imprensa sério se permite publicar mentiras, mesmo que tenha uma posição política definida.
Dizem que o imbróglio é para abafar possíveis denúncias contra o ministro Gilmar Mendes, do STF, que estaria envolvido em alguma relação perigosa com Carlinhos Cachoeira. Não é o que me interessa neste momento. A real é que o fato de as pressões indecorosas do ex-presidente Lula sobre Gilmar Mendes, na tentativa de adiar – mais uma vez – o julgamento dos mensaleiros podem fazer um tremendo bem a este país.
As mais recentes declarações de Mendes (“O Brasil não é a Venezuela, onde Chávez manda prender juiz”) trazem à tona uma situação que já fervia nos bastidores: a tentativa de tornar o poder executivo único e soberano, pelo menos enquanto durar o reinado petista. Esse lado podre da República tem mesmo que ser discutido e banido da vida nacional.
De outra parte, a reação de Mendes também ajuda a reabilitar um  pouco a imagem deteriorada do Judiciário, recentemente alvo de duras, porém corretas estocadas do Conselho Nacional de Justiça, através da corajosa ministra Eliana Calmon. 
Eis aí um exemplo que pode ser seguido no que diz respeito (ou desrespeita...) à tentativa subliminar de impor censura à imprensa, com a piada de mau gosto do “controle social da mídia”. É outro balão que precisa ser estourado. Lamentavelmente, porém, parece que a maioria dos jornalistas, inclusive via sindicatos, está se tornando cúmplice desta tentativa de nos amordaçar, visto que segue muda diante da crescente ameaça.
 
E a saúde,
de mal a pior
Estarrecedoras as fotos publicadas pelo site Bahia Notícias mostrando as péssimas condições do Hospital Municipal de Canudos.
Mais um exemplo do desdém dos administradores públicos para com a saúde pública. Sem mais comentários.
 
E por falar
em crimes...(I)
Esta foi publicada na nossa Tribuna On Line: grandes propriedades à venda em Nova Iorque são, na verdade, locais onde funcionavam prisões que foram desativadas.
É que, graças às menores taxas de criminalidade, aos novos programas que permitem a libertação antecipada de infratores não-violentos e ao desmantelamento das leis rígidas contra as drogas, o estado tem um excesso de vagas penitenciárias.
 
E por falar
em crimes...(II)
Notar que a carceragem norte-americana, embora não seja nenhum paraíso, é infinitamente mais civilizada do que os depósitos imundos de gente que temos no Brasil.
Note-se, também, que, enquanto isso, o número de presos no nosso país só faz crescer, enquanto, contraditoriamente, a criminalidade segue o mesmo ritmo. Falta seriedade.
 
Frase:
O homem mais feliz é aquele que vive a vida sem dores muito grandes quer no físico, quer no moral, e não aquele que desfruta as alegrias mais vivas ou os prazeres mais intensos.
(Arthur Schopenhauer)
 
Resolvido o
“mistério” (I)
A investigação que resultou na Operação Herdeiros, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro em dezembro do ano passado, e que culminou com as prisões de 11 PMs de oito batalhões e dois policiais civis suspeitos de vender armas e drogas para traficantes da favela do Jacarezinho, na zona norte da capital, teve agora seus detalhes revelados pelo iG. Confirmado: a Polícia Militar fluminense abastecia (será que o verbo deve ser mesmo no pretérito?) a bandidagem do Rio com armas.
Eis, portanto, um dos caminhos que levam à situação que já virou clichê na imprensa: “Os bandidos portavam armas de uso ‘exclusivo’ das Forças Armadas”.
 
Resolvido o
“mistério” (II)
Na verdade, é claro como água mineral: quando se passam décadas e não se “consegue” nenhuma vitória significativa sobre o crime organizado, é porque tem gente que finge estar combatendo esta criminalidade, mas, na verdade, é cúmplice dela. Afinal, o dinheiro do tráfico é volumoso. E poderoso!
 
Enquanto
isso...
Bem, enquanto isso os doentes estão morrendo nas portas dos hospitais por falta de atendimento, as mulheres estão parindo nas salas de espera dos hospitais e as criancinhas estão nas ruas pedindo esmola.
 
1 LIVRO - “A Realidade e as Linguagens” é o novo livro do médico nefrologista Marcos Luna, com lançamento marcado para o dia 5 de junho, na reitoria da Universidade Federal da Bahia, em solenidade que contará com a presença da reitora Dora Leal.

2 MOSTRA  - A Mostra SESC de Música Ano 1 acontece de 11 a 16 de setembro, no Teatro SESC Casa do Comércio, em Salvador. Inscrições de 1º a 30 de junho, no local, pelo correio ou pelo site www.sescbahia.com.br/mostrasescdemusica.

3 RELIGIÃO - Neste sábado, às 14h, na Faculdade 2 de Julho (Garcia), o professor Germano Machado abordará o tema “Religião Africana no Brasil “. Depois, o especialista em literatura Armando Santos proferirá palestra com a temática “Antes e Depois do Modernismo no Brasil”.

4 MULHER - Seguem até 31 de agosto as inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e podem ser feitas pelo site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br.

5 ECOLOGIA - No próximo dia 5, às 9 horas, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) realiza evento comemorativo do Dia Mundial do Meio Ambiente, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no CAB.

Nenhum comentário: