sexta-feira, 18 de maio de 2012







Fundo da Cultura
A SECULT abriu na terça-feira passada as inscrições para o Fundo de Cultura através de editais. As inscrições são de 15 de maio a 15 de junho. Todas as informações estão no site:
  http://www.cultura.ba.gov.br/apoio-a-projetos/selecoes-publicas-editais/.

Único?
A assessoria da deputada Graça Pimenta divulgou matéria dando conta da campanha da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa , da qual ela é vice-presidente, para ajudar o Hospital Aristides Maltez. Segundo a matéria "o único hospital da Bahia a tratar de pacientes com câncer pelo SUS". O que causa estranheza é que a deputada mora bem pertinho do Hospital Dom Pedro de Alcântara, que trata pacientes com câncer através de quimioterapia e intervenções cirúrgicas e está prestes a inaugurar os serviços de radioterapia braquiterapia, todos os serviços atendendo a pacientes do SUS.

Confiante
A Secretaria de Serviços Públicos iniciou na quarta-feira passada o plantio de árvores na Avenida Eduardo Fróes da Mota, dando inicio ao "Projeto Feira Mais Verde" . Das duas uma: ou Feira de Santana tem grandes reservas de água para irrigar as plantas nesse período de estiagem que parece não acabar mais, ou o prefeito e secretário estão muito confiantes nos fazedores de chuva contratados pelo governo do Estado para fazer chover na Bahia.

Racismo
A Universidade Estadual de Feira de Santana (UFES) inscreve até 20 de maio para o Seminário de Pesquisadores Negros do Nordeste. O evento, que será realizado de 24 a 26 de maio no Auditório Central, campus universitário, vai abordar o tema Ciência e Tecnologia no Nordeste: a saída da crise. A promoção é da Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB), com apoio da UFES, Fapeb e Cedic. Até aí tudo bem. Mas, a própria existência de uma liga de pesquisadores negros já não dá uma conotação de exclusão? Depois ainda dizem que os brancos é que são racistas.

Especulações
O apoio do ex-deputado Colbert Martins à candidatura do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho a prefeito de Feira de Santana, era tido como certo nos bastidores políticos. Porém, ao que tudo indica, a ala tradicional do PMDB não aceitou a coligação e deverá marchar com candidato próprio nas próximas eleições. Isto deverá levar as eleições de outubro a um segundo turno. Segundo os analistas, Colbert não aceita apoiar o PT onde foi muito maltratado. Também  o senador João Durval não deverá apoiar nem o candidato do PT, nem o prefeito Tarcízio Pimenta, por entender que seu filho Sérgio Carneiro foi maltratado pelo PT e ele mesmo foi desrespeitado pelo PDT do prefeito Tarcízio Pimenta. Num possível segundo turno, caso o PMDB não esteja na disputa, Colbert terá o seu apoio disputado a tapa pelos dois candidatos, o mesmo acontecendo com o senador João Durval. Essa eleição está ficando cada vez mais interessante.

Carreira
Uma jovem, na faixa de 25 a 35 anos, depois de passar por todas as etapas do ensino acadêmico, inclusive dedicando-se ao aprendizado de outras línguas, disputa com centenas de outras jovens um cargo de comissária de bordo em companhias de aviação. Um emprego que, além d e remunerar bem, possibilita viagens por todo esse mundo a fora, conhecendo novas culturas, novos povos e abrindo toda uma perspectiva de negócios futuros. O futuro de uma jovem dessa está plenamente assegurado. Por isso, eu não entendo porque alguém que tanto se sacrificou e lutou para chegar onde chegou, joga tudo fora numa atitude das mais imbecis. Foi o caso de uma comissária de bordo que foi flagrada tentando embarcar na aeronave levando 12 quilos de cocaína no fundo falso de uma mala. Isso, creio, nem Freud explica.

"Sorteio"
Eu acreditava que o mando de campo na disputa dos jogos da Copa do Brasil era determinado pela campanha de cada equipe. Ou seja: A equipe de melhor campanha mandava o primeiro jogo no campo do adversário e o jogo decisivo em sua própria casa. Mas, não é o que acontece. Passada a fase de classificação, o mando de campo passa a ser decidido por sorteio realizado pela CBF. Curiosamente, nos sorteios envolvendo os dois únicos do Nordeste, Bahia e Vitória, ambos ficaram na desvantagem, fazendo o segundo jogo na casa do adversário. E ainda querem que eu acredite que não trapaça no futebol brasileiro.

Festejos juninos
Os tradicionais festejos juninos de Maria Quitéria e Humildes vão acontecer em apenas um dia este ano. A medida foi adotada pela Prefeitura de Feira de Santana em razão do período de estiagem, visando a disponibilidade de mais recursos para amenizar o sofrimento do homem do campo. O prefeito Tarcízio Pimenta afirma que serão gastos apenas 30 por cento do que foi investido no ano passado. Resta saber o montante gasto e se os festejos serão com atrações locais ou  regionais, para assim não tirar o pão da boca dos forrozeiros que passam o ano inteiro esperando esse momento de ganhar  um troco a mais.

Arraiá do comércio
Medida também acertada a manutenção do Arraiá do Comércio, independente da escassez de chuva na zona rural de Feira de Santana, uma vez que se o evento carece de recursos, também representa uma oportunidade de geração de renda para as famílias que tiveram prejuízos com a seca e os forrozeiros que esperam o ano inteiro por estas oportunidades. Neste ano, o evento vai acontecer entre os dias 8 e 16 de junho, na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum). “Vamos ver o que pode ser diminuído em despesas, sem comprometer a qualidade do evento. Esse ano, mais de que nunca, o arraiá precisa acontecer”. É isso mesmo Conceição Borges. Além de diversão é mais um meio de sobrevivência para essa gente sofrida.


PARACHOQUE DE CAMINHÃO
 "Não ligue pra vida, ela não tem telefone" (Parachoque de Caminhão. Coletado pela professora Lélia Victor)

PHILOSOPHER
"Não se combate o mal, pois só combatemos o que cremos que é forte e assim o alimentamos. " (LUIZ GASPARETTO )

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só que agora eu vou ali dançar um forró 'ca minha muié num arraiá'.

Nenhum comentário: