terça-feira, 29 de maio de 2012

Alex Ferraz


INCRÍVEL!
Uma semana depois do desabamento de um imóvel que provocou a interdição da Baixa dos Sapateiros (para desespero dos comerciantes), noticia-se que o dono do prédio “deverá” demolir o que restou “ainda esta semana”. Até parece piada, não fosse trágico!

O IBGE, Salvador e o Nordeste

Pode ser que IBGE esteja errado; pode ser que a imprensa livre do “controle social” seja ingrata e irresponsável. Portanto, antes me acusem dessas e/ou outras coisas, limito-me a reproduzir as últimas informações oficiais do IBGE, com modestos comentários de pé de página: “Salvador é uma das piores capitais brasileiras quando o assunto é infraestrutura, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com dados do censo de 2010, a cidade tem sérios problemas com ruas sem pavimentação, calçadas ou meios-fios, ausência de rampas para cadeirantes, poucos bueiros e baixa arborização. Na maior parte dos itens observados, a capital baiana figura entre as últimas posições em comparação com os outros 14 municípios que têm população superior a 1 milhão de habitantes. Goiânia e Belo Horizonte são as melhores colocadas, enquanto Belém, São Luiz e Fortaleza ocupam os piores postos. Os piores aspectos da infraestrutura de Salvador são a baixa presença e má conservação de meios-fios – que existem somente no entorno de 62,4% dos domicílios – e calçadas (63,5%). Além disso, só há arborização em volta de 40% dos domicílios e quase 10% das ruas não têm pavimentação, de acordo com o censo.”
E sobre o sofrido Norte/Nordeste, que tantos presidentes e outros homens públicos nacionais já teve: “As regiões Norte e Nordeste do país concentram o maior percentual de domicílios com esgoto a céu aberto ao redor, segundo estudo divulgado nesta sexta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O estudo foi realizado em 96,9% dos domicílios urbanos durante a pré-coleta do Censo 2010, com o objetivo de conhecer a infraestrutura urbana brasileira.” É isso aí, leitores. Tirem suas conclusões.

O grande
escândalo
Do jornalista Carlos Newton, no blog Tribuna da Internet: “Está muito interessante essa polêmica entre o ex-presidente Lula e o ministro Gilmar Mendes, apimentada pela interferência do ministro aposentado Nelson Jobim, que é um mentiroso confesso e contumaz. Não se pode acreditar mesmo nele.”
E prossegue: “O fato é que Mendes denunciou à Veja que Lula tentou pressioná-lo para atrasar o julgamento do processo do Mensalão, que agora só depende do ministro revisor Ricardo Lewandowski. Quando seu voto estiver pronto, o julgamento começa. E o revisor Lewandowski, amigo íntimo de Lula, diz que colocou toda a sua equipe no trabalho de preparar o voto, que será apresentado em junho. Esta é a situação. José Dirceu não dorme, os outros 37 réus não dormem, Lula não dorme, Lewandowski não dorme, e haja Lexotan…”

Olho por
olho...
A Polícia Federal impediu a entrada de um artista plástico espanhol no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), neste fim de semana. Jose Inácio Rincom Rodrigues, que alegou ter viajado ao Brasil para participar de uma exposição de arte, foi deportado na noite de sábado (26) por não ter apresentado o comprovante de hospedagem no país. Pelo menos lá pelas bandas do Norte, começou bem a vingança de Menelaw.

Frase:
IBGE diz que Salvador tem sérios problemas com ruas sem pavimentação, calçadas ou meios-fios, ausência de rampas para cadeirantes, poucos bueiros e baixa arborização

Sobre os
clandestinos
Em nenhuma das fotos publicadas na imprensa do acidente na BR-101 (mais um!), que matou seis pessoas e feriu mais de 100, vê-se qualquer inscrição nas laterais dos quatro ônibus envolvidos, que transportavam trabalhadores.
Tudo indica, portanto, que são clandestinos. Será que estavam liberados pela Agerba para “suprir” o transporte legal?

ONUlidade
total
Há mais de um ano que milhares de pessoas vêm sendo massacrados pela ditadura na Síria.
E toda semana a ONU mostra sua “indignação” como o massacre diário, além de enviar observadores.
Anteontem, Kofi Annan (ou Confia Não, como queiram) disse estar “horrorizado” com o mais recente assassinato coletivo. E só. Hum!

Alto nível
agora assusta
Vi nos jornais: “Candidatos OAB se queixam do ‘alto nível’ da prova da OAB (Exame da Ordem, no último domingo).
Ora, quem realmente quer ser bom na profissão deveria elogiar o “alto nível”.
Pergunto, sem esperar resposta: vocês que acharam ruim o “alto nível” estudaram em que biboca?

E agora, vão
atacar a web?
Fiquei tenso, neste fim de semana, quando li que blogueiros estavam reunidos em Salvador para pregar o controle “social” da mídia (eufemismo para censura). Isso quer dizer que, além dos impressos, TV e rádio, vão censurar também a internet, como se faz na China, em Cuba, no Irã?
Depois que li a última edição da revista Veja, porém, entendi tudo. E entendi também porque querem fechar a revista. Vade retro, satanás!

1 PEDRAS - Tudo pronto para a realização da Segunda Feira de Pedras Preciosas e de Artesanato de Campo Formoso – FEPPA 2012, que acontecerá de nove a 13 de junho na Cidade de Campo Formoso, no Norte da Bahia. Mais informações: (74) 3645.2524.

 2 CHESF - A Chesf estruturou o Serviço de Informação ao Cidadão – SIC para receber as demandas da sociedade, conforme determina a Lei de Acesso à Informação. Pela internet : www.chesf.gov.br.

 3 DANÇA - Agora no Bazar Bistrô Rio Vermelho tem aula de Pole Dance, às segundas e quartas, das 18h às 20h, com Audrey Consiglio. Inscrições: 8604-3236 ou 9139-7791.

4 JOLIVALDO - As livrarias da Bahia e os sites da Saraiva e Cultura começaram a vender a segunda edição do livro “Histórias da Bahia - Jeito Baiano”, do escritor e jornalista Jolivaldo Freitas.

5 SEXUAL - Os principais aeroportos do país exibirão vídeo de sensibilização contra a exploração sexual comercial.  Produzido pelo Sesi em parceria com a Caixa, o vídeo questiona: “Que tipo de lembrança você anda trazendo das suas viagens?”

Nenhum comentário: