segunda-feira, 22 de maio de 2017

O que é o abraço?


Hoje, 22 de maio, comemora-se o Dia do Abraço.
O que vem a ser o abraço?
Pode ser apenas uma forma de cumprimento entre duas pessoas para alguns. Mas, abraçar alguém vai além da mera formalidade. Cazuza, por exemplo, afirmou que o “abraço é o encontro de dois corações. ” E eu acho que ele estava certo quando disse essa frase, pois ao abraçar uma pessoa vários sentimentos são manifestados.
É um gesto aparentemente simples, porém, carregado de significados e benefícios. É bom para quem dá e para quem recebe. É sinônimo de carinho, amor, amizade, afeto, acolhimento, entre outros sentimentos, e está presente nos momentos de alegria e de tristeza. Capaz de aproximar e estimular os laços afetivos existentes entre as pessoas, o gesto desperta emoções diversas, trazendo entre outros benefícios, sensações de felicidade e proteção.
O abraço funciona como uma comunicação não-verbal que estabelece uma ligação íntima e saudável entre as pessoas, fazendo com que o abraçado sinta-se acolhido, compreendido e amado. Está comprovada também a possibilidade de que o gesto diminua o estresse e a ansiedade, gerando o bem-estar nos indivíduos.
Então, o abraço é recomendado para muitas situações. Quem está doente ou enfrenta um período de dificuldades, ele serve para aliviar a dor, a depressão, a ansiedade, pois provoca alterações fisiológicas em quem abraça e em quem é abraçado. Nos momentos de felicidade, o abraço serve para celebrar, transmitir confiança e motivação.
         E como surgiu o Dia do Abraço?
Dando uma busca descobri que tudo começou na Austrália quando um sujeito com o nome de Juan Mann quis por em prática a máxima que dizia que às vezes um abraço é tudo que precisamos. Daí, saiu pelas ruas de Sydney, com uma placa escrito “Free Hugs” ou “Abraços gratuitos” e oferecia abraços de graça para as pessoas que passavam por ele. Certo dia, Man ofereceu um abraço para Shimon Moore, que é o líder da banda Sick Puppies, se tornando bons amigos desde então.
Moore então decidiu gravar Juan Mann fazendo sua campanha “Free Hugs”. A ação começou a atingir proporções maiores, e o conselho da cidade tentou bani-la. Mann e seus amigos trataram de fazer uma petição com mais de 10 mil nomes para apoiar a campanha do abraço de graça.
Quando a avó de Mann faleceu, Moore decidiu mixar o vídeo que ele tinha feito para a campanha com a música All the Same, que ele tinha gravado para sua banda. A partir daí o mundo todo conheceu a campanha, tendo até um site oficial – http://www.freehugscampaign.org/.
Países como o Brasil e Espanha fizeram a sua versão do “Free Hugs” e hoje conhecemos o dia 22 de Maio como o Dia do Abraço. No Brasil, a campanha já é realizada por muitas pessoas, empresas, grupos, entidades, etc. O Free Rugs Brasil, inclusive, tem uma página no Facebook para motivar a prática do abraço entre pessoas de todas as idades.
E você? Já abraçou alguém hoje?

Com informações do site http://sobreisso.com/

Nenhum comentário: