terça-feira, 16 de maio de 2017

O fim do mp3 – do formato, pelo menos



Calma, não é como seu CD de 2007 com música baixada no Kazaa fosse parar de rodar a qualquer instante. Mas o clássico formato mp3, que assinava suas faixas, foi agora aposentado de vez. Mais de duas décadas após tê-lo criado, o centro de tecnologia alemão Fraunhofer Institute of Integrated Circuits (FIIC), decretou que seu licenciamento foi oficialmente encerrado.

Isso quer dizer que os dispositivos mais recentes (e seus softwares) provavelmente passarão a não ler mais o formato – que ainda deve demorar um bom tempo para sumir por completo dos downloads em todo mundo. A decisão é plausível, já que o mp3 parece ter perdido a guerra para outros tipo de arquivo mais eficientes, como traz o FIIC em seu pronunciamento oficial. Um deles é o AAC, popularizado pela Apple, que tem melhor qualidade e consegue originar arquivos ainda menores.


Substituto dos CDs, o mp3 foi a solução mais popular dos anos 90 e 2000 para que se levasse arquivos de áudio a qualquer lugar, sem ocupar espaço físico ou grande espaço nos dispositivos de mídia. Pode-se dizer que o formato provocou uma revolução na indústria da música, uma vez que, popularizou o compartilhamento (sobretudo ilegal) entre usuários, que passaram a também ser fonte alternativa aos meios oficiais de download. (Super Interessante)



Nenhum comentário: