domingo, 28 de maio de 2017

Pais e filhos




A ideia, entre animais e humanos é que o bando sempre foi a forma de sobrevivência, de proteção aos fracos e de cuidados aos idosos. Daí, porque ao termos um filho trazemos o sentimento atávico que este cuidado se perpetua e assim vamos resistindo e nos perpetuando. É claro, no entanto, que cuidado exige esforço, doação, persistência.

Efeito desta Sociedade liquida, sem sentimentos imperativos, sensações inigualáveis, valores enraizados , ou pessoas insubstituíveis, é o abandono de pais pelos filhos, mesmo quando tem condições econômicas e o cuidado não é um peso tão grande. Os discursos que ouço: já viveu o bastante, cumpriu sua missão, porque fazermos tudo isto, me soam aterradores. Parece haver, nem tão secretamente, uma conformidade ou ligeira torcida para que os pais morram, sim, morram.


Frequentemente ouço reclamação do tempo investido no cuidado, ou de que não é preciso muito investimento. Nem sequer comento as barbáries agressivas, como vimos na TV.

Confesso, eu que já perdi pai, e cuidei, que me sinto dolorosamente afetado quando vejo esta rasura sentimental permeando a sociedade e as relações de pais e filhos.

A orfandade dos pais é um sentimento interminável, um desamparo permanente enquanto vivemos, e do qual deveríamos ser cativos e servos,

EU não compreendo este desapego do bando de humanos.


 Eleição indireta

Temer tornou-se o que os americanos chamam de " pato manco", e suas condições de governabilidade ficam cada vez piores. Não sendo possível a sua manutenção, por qualquer dos meios,  o caminho é a eleição indireta conforme reza a Constituição.

Alguns sugerem que o Congresso faça uma PEC para alterar a Constiuição, porque este Congresso seria ilegítimo para escolher um Presidente. Ora, se é ilegítimo para fazer isto, é tão ou mais ilegítmo ainda para mudar a Carta Magna. 

Além disto, uma das clausulas pétreas da Constituição diz que não se pode mudar o intervalo da eleição durante o mandato. A PEC pode alterar  o período para o próximo mandato, mas não para este. 

Seguir a Carta Magna é a garantia de menor instabilidade. 



Joesley – ficção

O corrupto da Friboi diz em conversa com Temer que está segurando 2 juízes. Temer fica calado e por conta disto aventa-se a discussão que prevaricou. Em seguida,  Joesley dá uma entrevista e diz que foi apenas uma brincadeira e que não havia juiz nenhum sendo comprado. Aí, Janot- o generoso geral da República- acredita no maior corruptor de políticos do país e deixa por isto mesmo.

Temer já disse que não fez nada porque achava que era uma fanfarronice de Joesley, mas o Janot quer interrogar o Presidente  pela mentira que ele também aceitou.

Temer tem todas as culpas em que já foi delatado, mas esta é a mais escandalosa delação que já vimos e este um dos detalhes muito mal explicados. 



Nenhum comentário: