quinta-feira, 4 de maio de 2017

Livro sobre transmissão de energia a longas distâncias acessível para download



Os professores Marcos de Araújo Paz e João Bosco Gertrudes, integrantes do Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (DTEC/Uefs), participaram de um projeto de pesquisa promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) com o intuito de desenvolver novas formas de transmissão de energia a longas distâncias. O projeto multi-institucional teve início em 2008 e culminou, no mês de abril de 2017, com a publicação do livro “Transmissão de Energia a Longas Distâncias com a Tecnologia Meia Onda: Aspectos Teóricos & Estudos Elétricos”.


Foram muitos os profissionais envolvidos, entre eles pesquisadores da Unicamp, Uefs, Ubfa e especialistas das empresas Eletronorte, Chesf e Ente. A pesquisa visa disseminar a alternativa não convencional de transmissão de energia. No estudo foram abordados os aspectos teóricos e práticos para a execução do ensaio de energização de um conjunto de linhas de transmissão de cerca de 2600 km, sem compensação reativa nem subestações intermediárias. Diversos questionamentos feitos pelos engenheiros quanto à viabilidade técnica desta tecnologia.

Pesquisadores de energia elétrica, engenheiros do setor elétrico brasileiro e interessados na área podem fazer o download do livro através dos linsks abaixo:



Ou de forma compacta:



Nenhum comentário: