segunda-feira, 22 de maio de 2017

71% das músicas gravadas nos últimos 50 anos falam de amor



O que Cartola, Paul McCartney, Kate Bush, Marcos e Belutti feat. Wesley Safadão, Lady Gaga e B.B. King têm em comum? Todos eles gravaram canções de amor – e volta e meia optaram por letras mais… picantes.

Na verdade, difícil mesmo seria encontrar alguém de microfone na mão que nunca falou de amor e sexo em um disco. Um estudo analisou 1250 músicas lançadas entre 1960 e 2008 que atingiram o topo do ranking de popularidade da revista Billboard norte-americana – a lista sagrada da indústria fonográfica, que mantém um registro preciso das canções mais tocadas no rádio desde 1936. Ele foi organizado pelos psicólogos Andrew P. Smiler e Jennifer W. Shewmaker, ambos autores de livros sobre sexo e cultura. 


Dos mais de mil singles analisados, 71% falam de amor romântico, e 57% usam a palavra “amor” em algum ponto da letra. A década menos melosa da música popular foram os anos 2000, em que “só” 49% das canções têm a palavra love.

Sexo é um tema um pouco menos frequente, mas mesmo assim muito comum. 22% das músicas da lista contém referências safadas, mas elas só são explícitas em metade dos casos. A outra metade, mas sutil, inclui insinuações e metáforas (que às vezes são bastante óbvias – ou você acha mesmo que Madonna se ajoelha para rezar em Like a Prayer?)


Das 1250 canções, 827 foram gravadas por homens, 328 por mulheres e 95 por grupos com membros dos dois gêneros. O corpo feminino foi objetificado em 14% das canções gravadas por homens – é o caso de It’s so Easy, do Guns n’Roses –, mas o oposto só aconteceu em 3% das canções gravadas por mulheres. Leia matéria completa no Super Interessante

Nenhum comentário: