segunda-feira, 15 de maio de 2017

A culpa não é do árbitro



Estão dizendo que o Avaí foi prejudicado no empate com o Vitória. Segundo a imprensa esportiva, houve um pênalti claro contra o Vitória e o juiz, que estava junto ao lance, viu tudo e mandou seguir. É apenas mais um dos frequentes episódios dessa natureza ocorridos no futebol brasileiro, e também em outros países. Mas a culpa não é do árbitro. É da Fifa. Explico:

Temos tecnologia, já testada e aprovada, para dirimir dúvidas (porque errar é humano). A bola entrou ou não? Foi toque de mão intencional ou não? A falta foi dentro ou fora da área? Tudo isso e muito mais as câmeras espalhadas pelos campos de jogo registram e dão uma imagem precisa do que aconteceu. Bastaria então que um árbitro auxiliar
ficasse na mesa de registro com um monitor para acompanhar as jogadas e, em caso de erro ou dúvida do árbitro fosse chamada a sua atenção. Não precisaria nem de fiscais dos dois times, porque as câmaras de TV registrariam o mesmo que as câmeras oficiais e ninguém seria besta de negar o ocorrido. Há também uma tecnologia de chips que registram com sinal sonoro se a bola cruzar a linha de gol. Isso evitaria, por exemplo, que aquela bola chutada pelo jogador do Vasco, contra o Flamengo, que bateu na trave e entrou mais de um metro no gol, bem na cara de um juiz colocado ali para tirar tais duvidas, não tivesse sido assinalada como gol.

            Eu cansei e me desiludi de futebol, e assisto apenas aos jogos do Bahia, mas sempre esperando que alguma lambança será feita por um juiz incompetente ou mal intencionado. Assisto porque gosto do jogo e, às vezes, acontece um jogo limpo. Mas, torcer mesmo, ir ao estádio, com aquela paixão antiga, nunca mais. Os velhinhos corruptos da Fifa, que vendem até títulos e sorteio de sedes de Copas do Mundo, não têm o menor interesse em câmeras filmando suas mutretas. E um deles, certa vez, deu uma das declarações mais cínicas que eu já ouvi para não usar a tecnologia: “O Futebol só é apaixonante por causa dessas dúvidas que causam polêmica”.

E aí tome-lhe gol de mão de Maradona, tome-lhe voadora nas costas de Neymar, tome-lhe pernas quebradas por brucutus sem talento com inveja de quem tem, e tome-lhe trabalhos de toda uma temporada, que custou dinheiro, suor, sangue e lágrimas, jogados fora num único lance duvidoso porque os velhinhos corruptos da Fifa não querem suas mutretas expostas. E o pior é quem tem quem defenda isso.

Comigo não. Não vou a estádio e só assisto jogo se for de graça e se não tiver coisa melhor pra fazer.



Nenhum comentário: