quarta-feira, 31 de maio de 2017

Por que falar sozinho pode ser sinal de sucesso



Eugene Gamble passou a maior parte de sua carreira como dentista em Londres, trabalhando discretamente e em silêncio nos dentes de seus clientes. Mas, há três anos, decidiu largar o emprego da vida e se tornar empresário.

Tinha apenas um problema: não era bom com negócios e sua confiança caía à medida que suas ideias fracassavam. Gamble podia ter voltado para a odontologia, mas estava decidido a ter êxito no mundo empresarial.

Foi assim que contratou um consultor de negócios, que lhe deu um estranho conselho. "Ele me disse que falava consigo mesmo em voz alta", recorda. E recomendou que Eugene fizesse o mesmo.

"Foi estranho porque era algo novo para mim", destaca Gamble, agora dedicado a assessorar clientes ricos sobre investimentos no setor imobiliário. "Não acreditei que funcionaria, mas quando tentei, pareceu perfeitamente lógico".
 

Benefícios

Falar sozinho pode parecer estranho porque existe a tendência de se associar o comportamento a um sinal de transtorno mental.

No entanto, segundo pesquisadores, ter um diálogo consigo mesmo pode ajudar a recuperar memórias, a dar autoconfiança e a melhorar a concentração, entre outros benefícios.

"Não é algo que se faz irracionalmente", reforça Gary Lupyan, professor associado de Psicologia da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos e pesquisador do impacto sobre a memória de escutarmos a nós mesmos.

"Você não sabe tudo o que vai dizer. Você pode inclusive se surpreender", ressalta.

No estudo, que está entre os mais citados no campo, os participantes olharam para objetos na tela do computador. Alguns tinham que dizer em voz alta o nome dos objetos, enquanto que outros deviam apenas olhar e manter o silêncio. O resultado mostrou que aqueles que diziam a palavra em voz alta podiam localizar mais rapidamente os objetos na tela.

Num experimento similar, um grupo de pessoas dizia em voz alta os nomes de produtos comestíveis de um supermercado. Depois tiveram que encontrá-los em fotografias. Da mesma forma, os que disseram as palavras em voz alta encontraram os alimentos mais rapidamente.

Embora todos saibam como se parece uma banana, dizer a palavra em voz alta ajuda o cérebro a ativar uma informação adicional daquele item, incluindo como ele se parece, diz o pesquisador. Claro que vamos encontrar a banana de qualquer forma, mas o faremos mais rápido se a mencionarmos.



Nenhum comentário: