terça-feira, 23 de junho de 2020


Arraiá Virtuá

         No meio desse Pandemônio temos que tirar forças desse espírito brasileiro de rir e até se divertir das suas adversidades. E foi com esse espírito que eu e Maura resolvemos fazer uma edição especial da coluna para esta véspera de São João, a mais alegre das festas nordestinas que este ano será bem diferente. Os fogos serão poucos (quem tem dinheiro pra queimar?) e nem nada de quadrilhas nem “São João passou por aí”? Mas, já que não podemos nem devemos acender fogueiras (tem muita gente com problemas respiratórios que podem se agravar com a fumaça), podemos cozinhar milho, assar num fogãozinho de lenha ou churrasqueira, botar o som pra tocar e fazer um arrasta pé familiar, tomando licor e comendo amendoim, bolo de milho e de aipim, canjica e outras iguarias da época, e quem tem a tecnologia, entrar em rede com os amigos e dançar uma quadrilha virtual. Só não podemos deixar é que caia o balão da nossa alegria. Solta Mastruz com Leite aí menino!




Eu sou São João

         Essa é uma música composta por Del Feliz, Ton Oliveira e Fábio Salvador para a campanha pelo reconhecimento do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil. Da gravação participaram diversos forrozeiros de renome como Flávio José, Elba Ramalho, Alcimar Monteio e o próprio Del Feliz entre outros. A música é bem animada e a letra traz frases que acentuam a animação, alegria, cores, aromas e sabores, dessa tradicional festa nordestina que celebra Santo Antônio, São João e São Pedro durante o mês de junho. São os “Festejos Juninos”. E o que é o “São João”? A letra diz: “Sou uma sanfona no colo do sanfoneiro, que contagia e não tem hora pra parar; A alegria que manda a tristeza dançar; Sou a beleza da Rainha do Milho, sou paz e amor; Sou a menina enfeitada de chita, bonita. Casamento Caipira, Pau de Sebo, Quebra Pote, comida típica, quentão e licor; Sou o Forró, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil; Sou a história dessa gente a festejar; Sou plural, num só; Autenticidade, cultura e tradição; Eu sou São João”. Abufele a morena e arraste o pé  com ela pelo salão.



Brincadeiras na Fogueira

As noites de São João são noites de músicas, danças, brincadeiras, amor e magia. Dai que se diz que as crianças brincam de roda e anel, entre outros folguedos infantis, os velhos soltam fogos e balões, e os jovens fazem simpatias românticas, “brincando com o coração”. Uma dessas simpatias consiste em enfiar uma faca virgem no tronco de uma bananeira, e quando retirar na manhã seguinte a nódoa deverá formar uma letra na lâmina da faca, que será a inicial do nome do seu futuro conjugue. A noite de São João é também uma noite de comes e bebes, e na manhã seguinte, principalmente nas zonas rurais, é comum os donos da casa servirem pratos típicos no café da manhã e no almoço, onde tem presença certa de buchadas, mucunzás, leitão assado, bolos, laranjas, amendoins e outros produtos da época. Pular fogueira além de ser uma brincadeira feita a dois, de mãos dadas, pode significar também um compromisso de compadrio. São os compadres e comadres “de fogueira”. E o cancioneiro popular registra estes costumes em várias canções juninas. Confira nos vídeos:






Acenderam a fogueira

         Diz a lenda que quando Nossa Senhora estava grávida de Jesus, sua prima, Isabel, estava grávida de João, que viria a ser o Batista, que batizou Jesus. Como não tinha celular naquele tempo, e moravam a muita distância uma da outra, combinaram que qual delas desse à luz primeiro, o marido deveria acender uma fogueira à porta da casa, para sinalizar o evento. Assim sendo, João foi o primeiro a nascer, e seu pai, Zacharias, acendeu a bendita fogueira, surgindo assim o costuma de se acender uma fogueira na porta das casas nas noites de São João. Santo Antônio, São João e São Pedro, constituem a trilogia de santos festejados no mês de junho, todos com direito a fogueiras, festas, comes e bebes, e muito forró. E o cancioneiro popular registra isso na música de Jackson do Pandeiro, enaltecendo as figuras de “Toinho”, Joãozinho” e “Pedrinho”, três garotos muito espertos e festeiros. Confira:






Philosopher

         “Santo Antoim Pequenino, mansadô de burro brabo, fazei nascer esse minino, com miiceiscentos diabos” (Luiz Lua Gonzaga, Rei do Forró)


*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali, pois junho também é o “Mês dos Namorados”, e eu quero dançar com minha eterna namorada, Maura Sérgia, esse lindo forró romântico:




Nenhum comentário: