quarta-feira, 17 de junho de 2020

SAMU ganha túnel de desinfecção construído pela UniFTC

Um equipamento para desinfecção dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) foi doado a Prefeitura de Feira de Santana, para uso dos profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pela UniFTC na manhã desta quarta-feira, 17.
O túnel de desinfecção funcionará para os profissionais que retornarem aos atendimentos relacionados aos casos suspeitos ou confirmados da Covid-19, ainda com os equipamentos.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Maíza Macêdo, o índice de contágio entre profissionais de saúde ocorre no momento da desparamentação, ou seja, no momento de retirada dos EPI’s, e por isso é importante utilizar o túnel no momento em que esse profissional retorna para a base do SAMU. “O túnel irá contribuir para a desinfecção dos equipamentos de proteção individual utilizados no atendimento de pacientes infectados, dessa forma podemos diminuir a proliferação do vírus e também proteger nossos profissionais”, destaca.
O equipamento tem estrutura metálica e cobertura de lona, medindo 2,10m de altura, 1,0m de largura e 2,0m de profundidade. Possui nebulizadores, bomba e recipiente da solução desinfectante, que é o hipoclorito de sódio também produzida nos laboratórios da UniFTC.
Maíza Macedo acrescenta que no túnel é utilizado produtos químicos específico, onde só pode passar pela desinfecção quem estiver devidamente paramentado e totalmente protegido com óculos de vedação absoluta e EPI adequado. “Ele só será utilizado para as ocorrências com pacientes com Covid-19, fora esses casos os demais profissionais irão permanecer com os cuidados utilizados diariamente para com qualquer outro tipo de paciente e o seu cuidado individual como cidadão”, pontua.
Cristiano Lobo, reitor do Centro Universitário UniFTC, fala que o projeto Movimento do Bem vem contribuindo efetivamente para o combate ao Covid-19. “ Iniciamos as ações com a confecção de protetores faciais e álcool em gel e nesta etapa estamos entregando esse túnel de desinfecção para os colaboradores do SAMU, por entendermos que eles estão na linha de frente e nosso objetivo é de alguma forma contribuir para a prevenção desta doença tão complexa”, destaca.

Nenhum comentário: