sexta-feira, 19 de junho de 2020

Coronavírus: Pesquisa do Ministério da Saúde segue entre os dias 21 e 23 em Feira

Nos dias 21, 22 e 23 de junho pesquisadores Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) estarão realizando testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 em alguns bairros em Feira de Santana. A iniciativa faz parte de uma pesquisa coordenada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e financiada pelo Ministério da Saúde para detectar a Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 (EPICOVID) no país.

Caso o número mínimo de entrevistas não sejam alcançadas no dias citados, a pesquisa dará continuidade nos dias 24 e 25 de junho. A pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre doenças preexistentes e possíveis sintomas do coronavírus, além da realização de um teste rápido sanguíneo que utiliza a metodologia por punção digital.  
Feira de Santana está entre os 133 municípios do Brasil selecionados. Ciente da importância da pesquisa a Secretaria Municipal de Saúde está auxiliando os pesquisadores com a divulgação, descarte do material e notificação dos casos.
A seleção dos participantes da pesquisa ocorre por meio de sorteio, onde a equipe é destinada a realizar o exame em determinado bairro ou rua previamente selecionada, realizando o sorteio eletrônico no local e entre os moradores da residência. Caso o morador não se esteja na residência ou se recuse a realizar o exame é feito um novo sorteio.
Para identificar a equipe é necessário conferir o crachá, que contém foto do profissional e dados pessoais. Eles estarão de camisa branca sem estampa.
As equipes que atuarão no campo estão sendo testadas antes e durante o período de realização dos exames ou de permanência no município. Apenas os que apresentem resultados negativos poderão dar continuidade às entrevistas.

Nenhum comentário: