terça-feira, 23 de junho de 2020

FPI realizará ação educativa na noite de São João

Uma ação educativa, visando coibir aglomerações e orientar a população quanto a prevenção de acidentes com fogueiras e fogos de artifício, será realizada pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na noite desta terça-feira, 23, véspera de São João, data festiva mais tradicional do nordeste do país. Além da Prefeitura, a força-tarefa contará com a participação do Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar. Os detalhes da ação foram definidos em uma reunião realizada na manhã de hoje. 
A força-tarefa também atende a uma recomendação do Ministério Público Estadual, voltada especialmente a promoção de medidas sanitárias administrativas preventivas para evitar situações e circunstâncias que permitam a proliferação da Covid-19 durante as datas comemorativas de São João e São Pedro na cidade.

O coordenador da força-tarefa, o secretário de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, observa que além da prevenção ao novo coronavírus, a FPI também orientará quanto a cuidados voltados para evitar doenças respiratórias. "Hoje temos uma data comemorativa bem típica da região nordeste que é o São João. Seguindo a determinação do prefeito Colbert Martins Filho vamos investir em orientação a população, chamando a atenção também para a questão da saúde", salienta o secretário. 
Ele acrescenta que duas equipes atuarão conforme demandas da Central 156. "Então faremos o trabalho de orientação junto a população visando evitar os fatores de risco. Será uma abordagem cordial, respeitando a cultura nordestina e sempre contando com o bom senso da nossa população", ressaltou. 
O coronel do Corpo de Bombeiros, José Alberto Souza e Silva, ressalta que a população será orientada também quanto a medidas de segurança e de prevenção de acidentes. "Vamos orientar as pessoas quanto a cuidados fundamentais, como não acender fogueiras embaixo de postes, de fiações elétricas, e evitar principalmente aglomerações, que é outro aspecto bastante perigoso neste momento", pontuou. 
O secretário de Prevenção a Violência, Moaci de Lima, observa que a fiscalização voltada especialmente para o período junino acontecerá também nesta quarta-feira, dia 24, e no próximo final de semana, quando é comemorado o São Pedro. "Desde o início da pandemia a FPI tem atuado diariamente e neste período no qual, pela tradição, as pessoas tendem a fazer comemorações, também estaremos atuando com esse foco específico", explicou. 
Também participaram da reunião os secretários Antônio Carlos Borges Júnior (Settdec) e Edson Borges (Secel).

Nenhum comentário: