terça-feira, 16 de junho de 2020

IBGE realiza pesquisa em Feira de Santana por telefone

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando uma Pesquisa Especial intitulada PNAD-Covid (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios – Covid) em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo é quantificar o número de pessoas com sintomas da Covid-19, que providências de saúde elas tomaram e os impactos da pandemia no mercado de trabalho. Em função das restrições de contato físico, a pesquisa está sendo realizada exclusivamente por telefone.

Cerca de dois mil agentes do IBGE começaram a telefonar para 193,6 mil domicílios distribuídos em 3.364 municípios de todos os estados do país desde o início de maio. Na Bahia são 258 municípios e Feira de Santana se encontra entre os selecionados. A pesquisa encerra no mês de setembro.
A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, ressalta que dados bancários e informações pessoais a respeito de documentos não são solicitados pelos entrevistadores. A pessoa que recebe o telefonema pode checar a identidade do entrevistador por meio do link: https://respondendo.ibge.gov.br/. Basta apenas acrescentar RG, CPF ou matrícula do entrevistador, que será informado ou solicitado no momento da ligação.
De acordo com o gerente de planejamento e gestão do IBGE, André Urpia, a pesquisa investiga três grandes blocos que são: cadastro do domicílio, sintomas relacionados a Covid-19 nos últimos dias e a situação que a pessoa se encontra em relação ao emprego. “Muitas pessoas foram acometidas pela doença e queremos saber se ela perdeu o emprego, se recebeu algum benefício ou se ainda está trabalhando”, explica André.
Os resultados dessa pesquisa nortearão a tomada de decisões estratégicas que auxiliem no combate à doença e seus efeitos. As entrevistas duram em torno de dez minutos.
“Não será feito nenhum encaminhamento para consulta ou realização de testes, é apenas uma pesquisa informativa. Nosso objetivo é estimar os impactos desta pandemia relacionada ao trabalho dessas pessoas, se houve necessidade de internamento ou se recebeu assistência em casa, caso tenha tido a doença”, pontuou André Urpia.
A PNAD Covid também vai acompanhar as mudanças no mercado de trabalho neste período de pandemia, abordando questões sobre a prática de home office, os motivos que impediram a busca por emprego e os rendimentos obtidos pelas famílias.

Nenhum comentário: