domingo, 26 de julho de 2015

Brasileiros consomem menos álcool, mas seguem entre os que mais bebem na AL

Os adultos brasileiros bebem, em média, 8,7 litros de álcool puro por ano - quantidade que já foi maior, mas continua sendo uma das mais altas nas Américas e supera a média mundial, segundo um recente informe da Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a medição, baseada em dados compilados entre 2008 e 2010, o país tem a nona maior média de consumo alcóolico, entre 35 países pesquisados no continente (veja a tabela abaixo).
Nos três anos anteriores, os adultos brasileiros consumiam 9,8 litros de álcool puro, terceira maior média do continente.
Segundo a brasileira Maristela Monteiro, assessora principal sobre abuso de substâncias e álcool da OMS, há uma cultura de consumo de álcool instalada na América Latina, criando um importante problema de saúde pública regional.
Na América Latina e no Caribe, as pessoas consomem em média 8,4 litros de álcool puro por ano, 2,2 litros a mais do que a média mundial, diz a OMS
A consequência é que, em 2012, houve uma morte a cada 100 segundos em decorrência do álcool - 80 mil mortes poderiam ter sido evitadas naquele ano caso o consumo de álcool não tivesse ocorrido.

Consumo adulto per capita de álcool puro nas Américas (média anual entre 2008 e 2010)
Granada - 12,5 litros
Sta Lucia - 104, litros
Canadá - 10,2 litros
EUA - 9,2 litros
Chile - 9,6 litros
Argentina - 9,3 litros
Venezuela - 8,9 litros
Paraguai - 8,8 litros
Brasil - 8,7 litros
Belize - 8,5 litros

(Fonte: Organização Mundial da Saúde - Global Health Observatory Data Repository)
Matéria completa no BBCBrasil 


Nenhum comentário: