quarta-feira, 15 de julho de 2015

Feira de Santana vai sediar a 1ª convenção de Cosplay da Bahia

Caracterizados como os personagens que povoam o mundo da ficção, os fãs da prática de cosplay têm a oportunidade de participar da primeira convenção específica sobre o assunto na Bahia. O evento vai acontecer no próximo dia 26, e deve reunir cerca de 800 participantes nacionais e internacionais no Spazio Eventos, localizado na avenida Nóide Cerqueira.
O público poderá participar de desfiles, oficinas de criação e trocar experiências com cosplayers de todo o mundo. 
Ludmila Moreira Bezerra, de 23 anos, uma das organizadoras da convenção,  conta que há três anos mergulhou no mundo dos games, desenhos, filmes e séries de TV. A ideia inicial, como prevê a prática de cosplay, era se caracterizar da forma mais realista possível dos personagens que compõem as histórias do fantástico mundo da ficção.
Assim, ela e uma amiga que sempre gostaram de acompanhar esse universo, começaram a participar dos eventos e, aos poucos, estavam comprando lentes, perucas e outros acessórios. Juntas, elas conquistaram 15 títulos em competições que julgavam as melhores caracterizações. Contudo, Ludmila diz que nunca teve as disputas como objetivo no mundo dos cosplayers.
Diante da pequena oferta de figurinos para composição dos personagens, ela decidiu entrar no mercado de roupas e acessórios. “Íamos ao evento [ela e a amiga] e as pessoas gostavam das nossas roupas, lentes e perucas. Elas nos perguntavam onde conseguíamos. São materiais vindos da China. Começamos a importar e vender, inicialmente, para alguns amigos. Depois de um tempo, então, montamos uma loja na cidade, que já funciona há um ano e meio”, revela.
Com vendas realizadas também pela internet, Ludmila diz que maioria dos clientes está em estados como Rio Grande do Sul e São Paulo. Entretanto, já enxerga o avanço de cosplayers no Nordeste. "De um ano para cá, temos percebido o crescimento, uma ascensão. As pessoas têm se interessado. Já vemos famílias nos eventos", conta.
Foi a percepção no avanço de cosplayers na Bahia que levou a dupla de amigas e sócias a promover a primeira convenção exclusiva para o segmento no estado. "Todos os eventos que temos aqui, o cosplay está inserido num evento maior de games, por exemplo. Estamos agora na expectativa. Esperamos pelo menos 800 pessoas. Para isso, convidamos atrações nacionais e internacionais", disse.
Para Ludmila, é a oportunidade do estado se destacar no mercado de cosplayers. "Vamos receber muitos convidados de peso, como destaques da França, por exemplo. Não podemos esquecer, entretanto, que o foco principal é a diversão dos participantes", conclui.

SERVIÇO


i-ML Cosplay Convention
Data: 26 de Julho de 2015 (domingo)
Horário: 10h30 às 20h
Local: Spazio Eventos - Avenida Getúlio Vargas, Nº 4000 (Feira de Santana - BA)
Ingressos: R$ 30 antecipado e R$ 40 na porta

Pontos de vendas:


Feira de Santana:
Lojinha do i-ML / MJS do Vale Distribuidora (Rua Leonardo Pereira Borges, 67, sala 103 / 102 respectivamente, Centro - Próximo ao Supermercado Todo Dia da Senhor dos Passos).
AQI ingressos, Stand de vendas Shopping Boulevard

Salvador: 


Loja Shaman (Rua Boa Vista de Brotas, 07, 2º Andar - Engenho Velho de Brotas




 Com informações do G1

Nenhum comentário: