Pesquisa feita com jovens que terminaram o ensino médio mostra que há
 uma desconexão entre o que é ensinado nas escolas e os conhecimentos e 
habilidades exigidos na vida adulta. A pesquisa Projeto de Vida – O 
papel da Escola na Vida dos Jovens, da Fundação Lemann, foi apresentada 
hoje (8) em seminário que debate a base curricular nacional comum para a
 educação básica.
A análise dos resultados mostra que falta aos 
jovens competências básicas em comunicação, raciocínio lógico e 
tecnologia. Também foi constatado que há dificuldades de interpretar o 
que leram, de se expressar oralmente e de construir argumentos 
consistentes. Além disso, os entrevistados sentem dificuldades para 
escrever textos do dia a dia como um e-mail e enfrentam problemas com a concordância e ortografia.
Foram
 entrevistados jovens que concluíram o ensino médio – 80% de escolas 
públicas – que ingressaram recentemente no mercado de trabalho, na 
faculdade, além de professores, empregadores, especialistas em educação e
 organizações não governamentais que atuam na formação e orientação de 
jovens.
No campo do raciocínio lógico, a pesquisa mostra que os 
jovens não dominam conteúdos básicos da matemática, têm dificuldades com
 estimativas de valores, com cálculos de descontos e reajustes e para 
ler planilhas e gráficos. 
Leia matéria completa no Agencia Brasil 

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário