segunda-feira, 6 de julho de 2015

Você sabe o que esconde a Arena da Amazônia, uma obra faraônica da Copa?

A plataforma BRIO lança uma reportagem – fruto de uma investigação de mais de dois anos – que mostra a cadeia produtiva cruel que resultou na construção da Arena da Amazônia, o maior elefante da Copa do Mundo. A construção do estádio utilizou uma cadeia de produção do aço cujas empresas são investigadas por uso de carvão fruto de desmatamento e uso de mão de obra ilegal. Este blog antecipa, abaixo, detalhes inéditos da investigação.
No momento em que se discute como nunca antes a corrupção na Fifa, a investigação analisa como projetos pensados pela cúpula do futebol mundial afetam a vida de cidadãos comuns. Além disso, mostra como o futebol do Amazonas concentra as piores mazelas do esporte nacional: uma federação dominada pela política, onde quem sofre são os jogadores com salários miseráveis e incertezas. O trabalho foi feito pelos repórteres Raul Andreucci e Tulio Kruse.
Foto: Raphael Alves
Foto: Raphael Alves
Entre janeiro e agosto de 2014, Kruse viajou para os lugares onde nasce a matéria prima do aço que construiu a Arena da Amazônia. No norte de Goiás, conversou com trabalhadores de carvoarias que já foram libertados pelo Ministério do Trabalho e Emprego em condições análogas à escravidão. Os carvoeiros eram ameaçados de morte quando pediam as contas ao patrão.

Veja no Blog do Sakamoto

Nenhum comentário: