segunda-feira, 27 de julho de 2015

Pequenas observações e reflexões

         Numa mesa de bar onde se conversava sobre música eu perguntei se alguém sabia se o poema de Rui Guerra que entremeia a canção Fado Tropical, de Chico Buarque, seria um soneto. Um amigo respondeu: “Não sei. Mas, que importância tem isso”? Respondi-lhe que não tinha importância ou utilidade, afora o fato de satisfazer a minha curiosidade. Afinal, quem está se importando com poemas, canções, melodia, neste Brasil de “arrochos e sofrências pagodeiras”?

         Há muito tenho evitado tratar de coisas sérias nesta terra dominada por moleques, ladrões e assassinos. Se para a maioria das pessoas assuntos como educação, saúde, segurança, entre outros da competência pública, não são levados a sério, que importância teria então cultura e arte? Direitos, deveres, respeito ao próximo, são temas esquecidos. E quem ainda fala sobre estas coisas é “otário”.  Mas confesso que fico feliz quando alguém aparece em nossa casa para um dedinho de prosa sobre cultura e arte.
         Neste minúsculo universo paralelo em que meu lar se transformou, eu faço um pequeno esforço para preservar alguns valores esquecidos para evitar que também nos transformemos em selvagens ignorantes. Escrevo e publico textos que poucas pessoas leem e menos ainda entendem e, por isso mesmo, ainda fazem troça. Através de CDs e DVDs tenho passado para amigos documentários, livros, músicas e videoclipes na vã esperança de disseminar e preservar o conhecimento, a cultura e a arte que estamos perdendo a passos largos.

         Num desses esforços compilei em sete CDs músicas nacionais gravadas do início ao final do século passado. Também reuni em DVD cem videoclipes de artistas internacionais, também do século passado. Quem sabe estes registros não fiquem dormindo em algum baú empoeirado até que um dia alguém os resgate e valorize. Alguém que bem poderia me esclarecer se aquele poema de Rui Guerra é ou não um soneto.

Nenhum comentário: