sexta-feira, 17 de julho de 2015

Governo descumpre acordo e reunião da quinta-feira (16) não acontece

 
A desqualificação política e a inabilidade por parte do governo Rui Costa nas negociações levaram ao cancelamento da reunião com o Movimento Docente das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), na quinta-feira (16). Indignada, a categoria reafirma a importância do movimento paredista e mantém a ocupação por tempo indeterminado da Secretaria da Educação (SEC), ao mesmo tempo em que exige uma reunião para agilizar o debate sobre a pauta.

Na reunião de negociação de quinta-feira (16), o Comando de Greve dos docentes apresentaria um documento reafirmando que a proposta feita pelo governo no dia 15 não contempla a contraproposta elaborada pela categoria no dia 6 deste mês. No entanto, o encontro não aconteceu. Ao verificar a presença, na sala de reunião, do movimento estudantil, que, além de apoiar os professores, reivindica pauta própria, o chefe de gabinete da SEC, Wilton Cunha, descumpriu um acordo firmado por ele mesmo durante a manhã. O Chefe de Gabinete da SEC afirmou que não estava autorizado a negociar com os discentes, e saiu do local. Também disse que a demanda dos alunos seria discutida em outro momento pela Secretaria das Relações Institucionais (Serin).

Acordo descumprido
No período da manhã, como mais um ato de protesto para pressionar para uma solução à greve, alunos e professores bloquearam os portões de acesso à Secretaria. Na ocasião, Wilton Cunha se comprometeu a receber também o movimento estudantil na reunião marcada para a tarde com o Movimento Docente (MD), caso os manifestantes liberassem a entrada. Para os professores, o não cumprimento do acordo reforça que o representante do governo não assume os compromissos firmados e não se mostra um negociador confiável.

Diante à negativa do governo Rui Costa em agilizar o debate da pauta das categorias, e da tentativa de colocar o MD contra os estudantes, o Comando de Greve dos professores insistiu para que os alunos, ao menos, fossem ouvidos. Em respeito e solidariedade à reivindicação desses por políticas de permanência, os docentes tencionaram por algum tempo pelo retorno dos representantes de Rui Costa à sala de reunião. De maneira autoritária o coordenador de Desenvolvimento da Educação Superior, Paulo Pontes, reafirmou que não sentaria naquela mesa para discutir demanda estudantil.

Docentes e discentes, na tentativa de avançar nas negociações, ainda aguardavam por um retorno do governo na sala de reunião, mas foram informados por um funcionário de que esta não seria realizada. À noite, com o intuito de intimidar os manifestantes e desgastar o movimento, um forte aparato policial foi utilizado na Secretaria, além da suspensão do uso dos banheiros. Questionado pelos docentes, Wilton Cunha informou que o acesso às instalações não estava impedido.

Para o Comando de Greve, a não realização da mesa de negociação é reflexo do descaso deste governo com as Ueba e com os direitos trabalhistas dos servidores. Empenhada em garantir a continuidade das atividades acadêmicas e que as universidades cumpram com o papel de formar profissionais-cidadãos, os professores, com o apoio dos estudantes, se mantêm mobilizados e acampados na SEC, cobrando uma resposta imediata do governo.

União – Todos à SEC

Diante do cenário de greve há mais de dois meses, o descaso de governo e a ocupação da SEC, o Comando de Greve dos professores das Ueba chama toda a categoria e o Movimento Estudantil a participar e reforçar a ocupação na Secretaria Estadual da Educação. As negociações estão em um momento importante e todos são fundamentais neste momento de luta. Para que os interessados possam integrar o movimento, as Associações Docentes disponibilizarão toda a infraestrutura necessária. A hora é agora! Venha somar e fortalecer ainda mais a luta em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada. (ADUFS)

Nenhum comentário: